“Relatórios da ONU alertam que se o padrão de consumo não mudar, em 2025, 1.8 bilhão de pessoas estarão vivendo em regiões com absoluta escassez de água, e dois terços da população do mundo poderá estar vivendo sob condições de estresse hídrico”.
(redeglobo.globo.com/globoecologia/notícia/2013/05/mundoenfrenta.cris-de-agua-doce)
Sobre os fatores relacionados à crise de abastecimento de água potável no mundo, podemos afirmar que
I – embora a água doce disponível no mundo ultrapasse largamente as necessidades de consumo atuais, a crise da água é uma realidade no planeta.
II – em muitos países, as reservas de água subterrâneas renovam-se em velocidades menor que a retirada de água, provocando a secagem de poços e um efeito de subsidência (rebaixamento) bastante pronunciado em áreas urbanas, que compromete a estrutura das construções e dos monumentos históricos.
III – a construção de barragens em rios compartilhados por diferentes países, viabilizando projetos de irrigação e beneficiando as atividades agrícolas, tem contribuído para a redução do estresse hídrico entre esses países.
IV – o Aquífero Guarani é uma importante reserva estratégica de recursos hídricos para o Centro-Sul do Brasil, a qual ainda não está sendo explorada, haja vista as abundantes chuvas que alimentam os rios, os quais, por si só, garantem o abastecimento de região mais dinâmica do País.
V – entre os diversos usos da água, o uso industrial é o que representa as maiores taxas de desperdício em termo globais.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas:
a) I e II
b) II e III
c) II e IV
d) I, IV e V
e) II, III e V
__________________
RESPOSTA: A
As incorretas são:
III – O compartilhamento dos rios por barragens não tem contribuído para a redução do estresse hídrico entre países.
IV – O Aquífero Guarani tem contribuído largamente para o abastecimento agrícola, industrial e residencial do Centro Sul.
V – O uso agrícola é o que apresenta as maiores taxas de desperdício em termos globais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário