(EsPCEx 2016) - QUESTÃO

A crise do sistema feudal motivou uma série de mudanças sociais e culturais com o revigoramento do comércio e das cidades, entre os séculos XI e XIII, na Europa. 

Nas alternativas abaixo, assinale aquela que se relaciona com o surgimento da burguesia. 

a) Os avanços tecnológicos adotados na agricultura não foram suficientes para ampliar o comércio de alimentos, incentivando a produção e comercialização de bens manufaturados. 
b) A intensificação das invasões bárbaras motivou o surgimento de cidades fortificadas onde a prática comercial era intensa. 
c) A Peste Negra, por ser mais facilmente combatida nas cidades, onde havia melhores condições de higiene, fez com que as cidades multiplicassem suas populações e ampliassem as trocas comerciais. 
d) O crescimento do comércio com o Oriente e o surgimento de feiras nas principais rotas comerciais da Europa favoreceram o estabelecimento de uma nova classe social de mercadores e artesãos, assim como o surgimento de várias cidades no interior europeu. 
e) O advento da Guerra Santa desmotivou as práticas comerciais entre os artesãos e os organizadores das Cruzadas, em função de sérias ameaças às rotas comerciais no Oriente, limitando o comércio ao continente europeu. 

-------------------------------------------------------------------------------------------------- RESPOSTA: D
Resposta Comentada:

A Baixa Idade Média é caracterizada como uma fase de mudanças que irão abalar as bases do feudalismo. Uma dessas transformações foi o renascimento comercial e urbano. As relações comerciais com o Oriente se fortalecem após a quarta cruzada (ou cruzada comercial), responsável pela reabertura do mar mediterrâneo. A dinamização do comércio veio a favorecer, também, o surgimento de feiras comerciais como, por exemplo, a de Flandres, a formação de cidades comerciais (burgos) e da classe social burguesa. A ascenção da burguesia desequilibra o ordenamento da sociedade tripartida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário