“Tendo subido os degraus da democracia, Hitler jogou a escada fora.”
Blainey, Geofrei em Uma Breve História da Século XX
De 1919 a 1933, a Alemanha viveu sob o signo da “República de Weimar”, primeira experiência democrática da história alemã. Junto com a República de Weimar, nasceu o Partido Nazista, que pregava, entre outras coisas: a existência da raça ariana; o nacionalismo exacerbado; o totalitarismo; e o anticomunismo. Em 1932, o Partido Nazista conquistou, democraticamente, 230 cadeiras no Parlamento, e Hitler foi nomeado Chanceler. A partir daí, houve uma espiral totalitarista que resultou na 2ª Guerra Mundial.
Aponte, dentre as alternativas abaixo, aquela que explica a ascensão democrática dos Nazistas ao poder.
[A] A Revolução Russa de 1917 já havia instaurado o comunismo em países como a Polônia, a Hungria e a Tchecoslováquia e continuava avançando em direção à Europa Ocidental, causando medo na população alemã, que resolveu eleger um partido claramente anticomunista.
[B] A grave crise econômica iniciada com a queda da Bolsa de Nova York, em 1929, aumentou ainda
mais o sentimento de humilhação imposto pelo Tratado de Versalhes, gerando em grande parte da população o desejo por um líder carismático capaz de resgatar a honra nacional. Isso justificava a escolha de um partido ultranacionalista que promulgava a existência de uma raça superior.
[C] A morte do Presidente alemão Paul von Hindenburg levou à necessidade de escolher outro líder carismático, com capacidade de resgatar a honra nacional. Hitler, do Partido Nazista, personificava esse líder.
[D] O Fascismo na Itália, um regime claramente ditatorial, estava se expandindo por outros países da Europa, como Portugal, Hungria e Polônia. Isso amedrontou a população alemã, que optou por eleger,
democraticamente, o Partido Nazista.
[E] O sucesso da Guerra Civil Espanhola, que derrotou o socialismo naquele país, com apoio do Partido Nazista, trouxe esperanças ao povo alemão, que resolveu eleger seus integrantes.
Resposta comentada:
O contexto da Alemanha no entreguerras, marcado pelas pesadas indenizações definidas no Tratado de Versalhes e, em especial, pela crise de 1929, culminou na ascensão do partido nacional socialista dos trabalhadores alemães (partido nazista), democrática e eleitoralmente. Apesar de nunca ter obtido maioria absoluta no Bundestag – o Parlamento alemão, o partido nazista obteve grande apoio popular no contexto descrito. Impulsionado pelo revanchismo de Versalhes, Adolf Hitler e a solução totalitária por ele apresentada pareceram os mais adequados àquele contexto para salvar a Alemanha da grave crise em que se encontrava, a exemplo do que já tinha acontecido na Itália com Mussolini e o Partido Fascista.
Resposta: B
Nenhum comentário:
Postar um comentário