Muitos europeus acreditavam que, em direção ao sul, o mar seria habitado por monstros e estaria sempre em chamas. Se arriscassem cruzar o oceano Atlântico, à época conhecido como mar Tenebroso, iriam se deparar com o fim do mundo.
Mesmo assim, os portugueses se lançaram às Grandes Navegações, no final do século XV. Considerando:
I – A Tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos;
II – A Criação da Companhia das Índias Ocidentais;
III – A existência de um poder centralizador e de um Estado unificado;
IV – A descoberta da imensa mina de prata em Potosí pelos lusitanos;
V – A invenção da bússola pelos portugueses na Escola de Sagres.
Assinale abaixo a alternativa que apresenta as causas que levaram à Expansão Marítima Portuguesa.
[A] I e II
[B] I e III
[C] I, II e III
[D] III e IV
[E] IV e V
A questão aborda a Expansão Marítima portuguesa, pedindo para que o aluno indicasse as suas causas. A afirmativa II refere-se a Cia das Índias Ocidentais, criada por holandeses, não portugueses. A afirmativa IV refere-se a uma mina de prata em Potosí, América. Não é possível indicar como causa da Expansão Marítima uma descoberta feita posteriormente. A afirmativa V refere-se à invenção da bússola por portugueses, fato que não condiz com os indícios de invenção da bússola.
Dessa maneira, as únicas afirmativas que podem ser conectadas com a Expansão Marítima Portuguesa são a I e III. A I se refere a Tomada de Constantinopla, 1453, que impulsiona o desejo de uma nova rota para as Índias e a III se refere a centralização precoce portuguesa, tradicionalmente indicada a partir da Revolução de Avis, 1385.
(EsFCEx) - QUESTÃO
ResponderExcluirNo século XV, Portugal e Espanha deram início à expansão marítima européia, da qual resultaram grandes impérios coloniais, a exemplo do Brasil. As afirmativas abaixo dizem respeito às várias explicações acerca do expansionismo e dos descobrimentos portugueses dos séculos XV e XVI. Analise-as e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A busca por rotas comerciais alternativas na tentativa de escapar das altas taxas cobradas pelos turco otomanos, a partir do domínio estabelecido por eles no Mediterrâneo oriental em 1453.
II. O desenvolvimento de instrumental tecnológico para navegação, a partir de estudos realizados por cartógrafos, astrônomos, matemáticos e navegadores na Escola de Sagres.
III. A aliança entre portugueses, venezianos e genoveses para fortalecer o monopólio que mantinham sobre o Mediterrâneo, visando anular os prejuízos causados pela invasão árabe na península Ibérica ocorrida naquele período.
IV. As aspirações da burguesia mercantil que havia consolidado a sua relação com a Coroa durante a Revolução de Avis, entre 1383 e 1385, quando as forças de Castela foram expulsas de Portugal e Dom João I assumiu o trono.
a) Somente a I está correta.
b) Somente a I e a III estão corretas.
c) Somente a I, a II e a IV estão corretas.
d) Somente a I, a III e a IV estão corretas.
e) Somente a II e a IV estão corretas.
(Resposta: C)
(EsFCEx) - QUESTÃO
Sobre as questões que motivaram o empreendimento marítimo dos portugueses, não é correto afirmar que:
a) o papel pioneiro de Portugal na expansão ultramarina está relacionado com a intensificação da rota marítima comercial que contornava o continente europeu pelo estreito de Gibraltar para chegar até o Mar do Norte.
b) o projeto econômico da Coroa lusitana de navegar em direção à Ásia contou com os recursos financeiros da nobreza tradicional e da burguesia, ambas unidas por uma aliança matrimonial para a consolidação precoce do Estado português.
c) a expansão marítima dos países da Europa deriva-se do desenvolvimento do comércio continental europeu e de um novo sistema de relações internas que integrava o Mar Mediterrâneo ao Mar do Norte, especialmente a partir da revolução da arte de navegar.
d) os portugueses, buscando se livrar da concorrência no continente europeu e contando com suas vantagens geográficas empregaram seus esforços no comércio com a costa Ocidental da África.
e) a riqueza das repúblicas italianas e dos mouros, originada do comércio com as Índias, levou Portugal a desenhar um plano de navegação para atingir o Oriente contornando a África.
(Resposta: B)
(EsFCEx) - QUESTÃO
Sobre os fatos determinantes que levaram Portugal a se tornar uma grande potência colonial e descobrir o Brasil no final do século XV, analise as afirmativas abaixo:
I- Portugal se transformou num país marítimo voltando-se para o oceano no alvorecer do século.
II- A Espanha serviu de exemplo para Portugal porque precedeu os portugueses no início da expansão marítima.
III- comércio europeu continental se caracterizou por ter se desenvolvido de forma quase unicamente marítima até o século XIV.
IV- As demais nações europeias só investiram na corrida colonial após o século XVII.
Com base na análise, assinale a alternativa correta:
a) Somente I está correta.
b) Somente II e IV estão corretas.
c) Somente III e IV estão corretas.
d) Somente I, II e III estão corretas.
e) Todas estão corretas.
(Resposta: A)
(EsPCEx-2010) - QUESTÃO
Um conjunto de forças e motivos econômicos, políticos e culturais impulsionou a expansão comercial e marítima europeia a partir do século XV, o que resultou, entre outras coisas, no domínio da África, da Ásia e da América.
a) contorno do Cabo da Boa Esperança em 1488.
b) conquista de Ceuta em 1415.
c) chegada em Calicute, Índia, em 1498.
d) ascensão ao trono português de uma nova dinastia, a de Avis, em 1385.
e) descobrimento do Brasil em 1500.
(Resposta: B)
Vlww
Excluir