(FGV) - QUESTÃO

A atuação do marquês de Pombal como ministro do reino português, a partir de 1755, foi caracterizada pela implementação de um amplo conjunto de reformas. Entre elas, é correto apontar: 

a) A afirmação da soberania imperial em áreas como a fronteira sul do Brasil, que culminou em confronto aberto com os jesuítas. 
b) A abertura dos mercados metropolitanos e coloniais à livre-concorrência, que se baseava nos princípios do liberalismo econômico. 
c) As medidas que visavam estimular o desenvolvimento das manufaturas do Brasil e incrementar o seu mercado interno. 
d) A extinção das companhias de comércio que atuavam no Brasil e o restabelecimento do sistema de capitanias controladas por particulares. 
e) A diminuição da entrada de escravos oriundos do continente africano e o início de uma política migratória para o Brasil. 


A questão se refere aos Sete Povos das Missões, administrados por jesuítas espanhóis até a assinatura do Tratado de Madri (1750), quando foram cedidos a Portugal, em troca da Colônia do Sacramento. A recusa dos inacianos e dos índios aldeados em aceitar o domínio português provocou a Guerra Guaranítica (1754-56), na qual os rebeldes foram esmagados por um exército luso-espanhol. Pombal alegou que os jesuítas portugueses haviam prestado apoio a seus confrades hispânicos e, acrescentando a essa outras acusações, determinou que a Companhia de Jesus fosse expulsa de Portugal e suas colônias.

2 comentários:

  1. Manufaturas só foram estimuladas de fato no Brasil a partir do fim do século XIX e, principalmente, no início do século XX.Pra ficar fácil, lembra sempre que o Brasil foi um grande importador, ou seja, possui uma dependência externa grande.

    ResponderExcluir