(FATEC) - QUESTÃO

Na Europa feudal, o trabalho estava fundado na servidão, relação que mantinha os trabalhadores subordinados à camada senhorial por uma série de obrigações. Sobre as relações servis nesse período, é correto afirmar que 

a) o servo feudal era considerado apenas um “instrumento falante”, sem alma, sem individualidade ou direitos perante a lei, assim como ocorria na Antiguidade. 
b) a condição servil era estabelecida através da cerimônia de vassalagem, quando o camponês jurava fidelidade pessoal a seu senhor, colocando-se a seu serviço. 
c) o trabalho compulsório e gratuito, na Reserva, era uma das obrigações devidas pelo servo em troca do direito de explorar uma parcela das terras detidas pelo senhor. 
d) a condição servil era apenas o resultado de uma relação de produção, não acarretando perda de status social ou limitação das liberdades individuais do camponês. 
e) a servidão feudal baseava-se na reciprocidade de direitos e de obrigações: o servo devia serviço militar a seu suserano, mas tinha o direito de receber um feudo em retribuição.


A questão se refere à corveia, única obrigação presta - da por meio de trabalho, realizado pelo servo no manso senhorial (terra diretamente pertencente ao senhor feudal) duas ou três vezes por semana. Essa obrigação, somada a outras pagas in natura, integrava as relações de reciprocidade entre servo e senhor: o primeiro prestava serviços e entre gava a maior parte do que produzia, recebendo em troca a proteção do senhor e o direito de cultivar uma determinada gleba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário