Na Europa e nas Américas do Sec. XIX, houve grandes transformações econômicas, políticas e sociais, acompanhadas por doutrinas e teorias que buscavam ou justificar e regular a ordem capitalista burguesa ou condená-la e reformá-la. Vários movimentos de inspiração liberal, nacionalista, socialista ou mesmo anarquista desenvolveram-se nessa época.
Relativamente ao assunto, assinale a alternativa correta.
[A] Ao processo permanente de transformação, pelo confronto de forças contrárias e que promovem mudanças na realidade, dá-se o nome de Socialismo.
[B] A criação de uma sociedade igualitária, a abolição da propriedade privada e o instituto da propriedade coletiva são ideias presentes tanto no Socialismo como no Anarquismo.
[C] A luta de classes como "motor da história humana" é um conceito característico do Liberalismo.
[D] Os ideais nacionalistas acabaram por retardar os movimentos pela unificação da Itália e da Alemanha.
[E] Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) foram os principais teóricos do Socialismo Utópico.
Analisanado cada assertiva temos:
[A] Errado - Esse conceito de transformação pelo confronto de forças é dialética, associado ao materialismo histórico de Marx, não ao socialismo em si.
[B] Correto - Tanto socialistas (principalmente Marxistas) quanto anarquistas defendem a abolição da propriedade privada e a ideia de igualdade social, embora difiram quanto ao Estado e à organização da sociedade.
[C] Errado - Esse conceito é marxista, não liberal.
[D] Errado - Pelo contrário, o nacionalismo impulsionou a unificação da Itália e da Alemanha no século XIX.
[E] Errado - Marx e Engels são do socialismo científico, não do utópico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário