No início do Século XX, a população do Rio de Janeiro enfrentava sérios problemas sociais e de saneamento, com frequentes epidemias que levavam milhares de pessoas à morte. Em 1904, por preconceito, desinformação e descontentamento da população carioca com o Governo Federal, ocorreu um episódio na cidade do Rio de Janeiro que entraria para a história como a “Revolta da Vacina”. A revolta da população teve como estopim a decretação, pelo presidente Rodrigues Alves, da obrigatoriedade de vacinação para conter uma epidemia local de
[A] peste bubônica.
[B] varíola.
[C] gripe espanhola.
[D] meningite.
[E] febre amarela.
A Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro em 1904, foi causada pela imposição da vacinação obrigatória contra a varíola. Na época, o governo federal, liderado pelo presidente Rodrigues Alves, e com o médico Oswaldo Cruz à frente das ações sanitárias, enfrentava grande resistência popular, marcada por desinformação, medo e insatisfação com reformas urbanas autoritárias.
A vacinação obrigatória contra a varíola foi o estopim para a revolta, embora outros fatores sociais e políticos também tenham contribuído.
Nenhum comentário:
Postar um comentário