Invasões Holandesas no Brasil - Exercícios Comentados

Em relação ao período da ocupação holandesa no Nordeste brasileiro, afirma-se:

I. A invasão deveu-se aos interesses dos comerciantes holandeses pelo açúcar produzido na região, interesses esses que foram prejudicados devido à União Ibérica (1580-1640).
II. Foi, também, uma conseqüência dos conflitos econômicos e políticos que envolviam as relações entre os chamados Países Baixos e o Império espanhol.
III. As medidas econômicas de Nassau garantiam os lucros da Companhia das Índias Ocidentais e os lucros dos senhores de engenho, já que aumentaram a produção do açúcar.
IV. A política adotada por Nassau para assentar os holandeses na Bahia acabou por deflagrar sua derrota e o fim da ocupação holandesa, graças à resistência dos índios e portugueses expulsos das terras que ocupavam.

São verdadeiras as proposições:
a) I e II.
b) I, II e III.
c) II, III e IV.
d) I, III e IV.
e) lI e lV

A proposição IV é falsa. O Período Nassoviano (1637-1644) refere-se à administração holandesa sobre um território que se estendia de Alagoas ao Maranhão – não incluindo, portanto, a Bahia.

Um comentário:

  1. (EsFCEx) - QUESTÃO
    Quanto à presença holandesa no nordeste brasileiro, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
    I. A primeira tentativa de conquista holandesa no Brasil ocorreu em 1624. O alvo era Salvador, a capital da colônia.
    II. Em 1630 os holandeses chegaram a Pernambuco, do minando, sem maiores problemas, Recife e Olinda, apesar dos preparativos de defesa efetuados pelos pernambucanos.
    III. No governo de Maurício de Nassau não houve a menor preocupação com a reorganização da produção açucareira, sendo esse administrador holandês um forte aliado dos senhores de engenho de Pernambuco.
    IV. Depois da saída de Maurício de Nassau do Brasil, a administração holandesa tornou-se dura e violenta.
    Escolher uma resposta.
    a) Somente I, II e III estão corretas.
    b) Somente I, II e IV estão corretas.
    c) Somente I e III estão corretas.
    d) Somente II e III estão corretas.
    e) Todas as afirmativas estão corretas.

    Resposta: B

    (EsFCEx) - QUESTÃO
    Analise as proposições sobre as invasões holandesas no Brasil e assinale a alternativa correta.
    I. As invasões se relacionam às desavenças entre holandeses e espanhóis, acirradas durante o processo de independência das províncias do Norte, entre as quais a Holanda que, juntamente com outras províncias dos Países Baixos, foi dominada durante algum tempo pela Espanha.
    II. A invasão holandesa à cidade de Salvador, em 1624, ocorreu após a derrota dos holandeses em Pernambuco,
    onde o governador Matias de Albuquerque e seus colonos derrotaram a Companhia das Índias Ocidentais.
    III. A política de Maurício de Nassau instalou um sistema administrativo inspirado no modelo holandês, com grande ênfase na economia açucareira, sobre a qual tomaram todo o controle, impossibilitando que os colonos exercessem suas atividades.
    a) Somente I está correta.
    b) Somente I e II estão corretas.
    c) Somente II está correta.
    d) Somente III está correta.
    e) Todas as afirmativas estão corretas.

    Resposta: A

    (EsFCEx) - QUESTÃO
    Inegavelmente, fatores políticos europeus influenciaram a História do Brasil ao longo dos tempos. Em particular, a invasão holandesa no nordeste brasileiro durante o século XVII está relacionada:
    a) à Guerra dos Cem Anos que colocou as terras flamengas sob a égide do domínio britânico obrigando os holandeses a buscarem novas terras para alocar a população perseguida.
    b) ao confronto entre lusitanos e castelhanos na região de fronteira de Portugal. Esse conflito fragilizou as defesas da metrópole ibérica permitindo a ação holandesa no Brasil.
    c) às Guerras de Reconquista contra os mouros que deixou os portugueses à mercê do controle financeiro dos banqueiros holandeses.
    d) aos Atos de Navegação estabelecidos pelo governo inglês. Essa medida prejudicou enormemente os interesses marítimos holandeses deixando a nação flamenga com a única opção de ocupar as zonas produtoras de açúcar.
    e) à União Ibérica que atrapalhou os interesses holandeses no comércio do açúcar levando o governo da Holanda a optar pela ocupação das zonas produtoras no nordeste.

    Resposta: E

    ResponderExcluir