Em uma escola, foi realizada uma entrevista com 500 (quinhentos) alunos, que deveriam
declarar se gostavam das disciplinas de Física, Matemática e Química. Verificou-se que:
- 170 (cento e setenta) não gostavam de nenhuma das 3 disciplinas;
- 100 (cem) gostavam das 3 disciplinas;
- 170 (cento e setenta) gostavam de Química;
- 180 (cento e oitenta) gostavam de Matemática;
- 300 (trezentos) gostavam de Física;
- 80 (oitenta) gostavam somente de Física; e
- Nenhum aluno gostava somente de Química
De posse dessas informações, o número de alunos que gostavam somente de Matemática é igual a:
[A] 30
[B] 20
[C] 40
[D] 50
[E] 35
Dados:
-
Total de alunos = 500
-
Não gostam de nenhuma disciplina = 170
-
Gostam das 3 disciplinas (Física, Matemática e Química) = 100
-
Gostam de Química = 170
-
Gostam de Matemática = 180
-
Gostam de Física = 300
-
Gostam somente de Física = 80
-
Nenhum gosta somente de Química = 0
Definições:
-
= conjunto dos que gostam de Física
-
= conjunto dos que gostam de Matemática
-
= conjunto dos que gostam de Química
Queremos encontrar o número que gosta somente de Matemática, ou seja, considerando que os alunos que gostam das 3 disciplinas estão em todas as interseções.
Passo 1: Encontrar quantos alunos gostam de pelo menos uma disciplina
Como 170 não gostam de nenhuma, então:
Passo 2: Definir as variáveis
Vamos chamar:
-
x= número de alunos que gostam somente de Matemática
-
y= número de alunos que gostam somente de Química = 0 (dado)
-
z= número de alunos que gostam somente de Física = 80 (dado)
Também definimos os números para interseções de dois conjuntos, sem a terceira:
-
-
-
Sabemos que:
Passo 3: Usar as informações dadas dos conjuntos
Sabemos que:
Substituindo e :
Passo 4: Usar a união dos conjuntos
O total de alunos que gostam de pelo menos uma disciplina é:
Substituindo , :
Passo 5: Resolver o sistema
Já temos:
-
-
-
-
Da equação 4, subtraindo a equação 2, temos:
Com , da equação 1:
Com , da equação 3:
Finalmente, da equação 2:
Resposta:
O número de alunos que gostam somente de Matemática é .
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