27 de setembro de 2025

(EsPCEx 2025) - QUESTÃO

Em uma escola, foi realizada uma entrevista com 500 (quinhentos) alunos, que deveriam 
declarar se gostavam das disciplinas de Física, Matemática e Química. Verificou-se que: 
- 170 (cento e setenta) não gostavam de nenhuma das 3 disciplinas; 
- 100 (cem) gostavam das 3 disciplinas; 
- 170 (cento e setenta) gostavam de Química; 
- 180 (cento e oitenta) gostavam de Matemática;  
- 300 (trezentos) gostavam de Física; 
- 80 (oitenta) gostavam somente de Física; e  
- Nenhum aluno gostava somente de Química

De posse dessas informações, o número de alunos que gostavam somente de Matemática é igual a: 
[A]  30 
[B]  20 
[C]  40 
[D]  50 
[E]  35

Dados:

  • Total de alunos = 500

  • Não gostam de nenhuma disciplina = 170

  • Gostam das 3 disciplinas (Física, Matemática e Química) = 100

  • Gostam de Química = 170

  • Gostam de Matemática = 180

  • Gostam de Física = 300

  • Gostam somente de Física = 80

  • Nenhum gosta somente de Química = 0

Definições:

  • FF = conjunto dos que gostam de Física

  • MM = conjunto dos que gostam de Matemática

  • QQ = conjunto dos que gostam de Química

Queremos encontrar o número que gosta somente de Matemática, ou seja, MMFMQ+FMQ|M| - |M \cap F| - |M \cap Q| + |F \cap M \cap Q| considerando que os alunos que gostam das 3 disciplinas estão em todas as interseções.

Passo 1: Encontrar quantos alunos gostam de pelo menos uma disciplina

Como 170 não gostam de nenhuma, então:

FMQ=500170=330|F \cup M \cup Q| = 500 - 170 = 330

Passo 2: Definir as variáveis

Vamos chamar:

  • x=x = número de alunos que gostam somente de Matemática

  • y=y = número de alunos que gostam somente de Química = 0 (dado)

  • z=z = número de alunos que gostam somente de Física = 80 (dado)

Também definimos os números para interseções de dois conjuntos, sem a terceira:

  • a=FM, mas na˜Qa = |F \cap M| \text{, mas não } Q

  • b=MQ, mas na˜Fb = |M \cap Q| \text{, mas não } F

  • c=FQ, mas na˜Mc = |F \cap Q| \text{, mas não } M

Sabemos que:

FMQ=100|F \cap M \cap Q| = 100

Passo 3: Usar as informações dadas dos conjuntos

Sabemos que:

F=z+a+c+100=300|F| = z + a + c + 100 = 300
M=x+a+b+100=180|M| = x + a + b + 100 = 180
Q=y+b+c+100=170|Q| = y + b + c + 100 = 170

Substituindo z=80z = 80 e y=0y = 0:

80+a+c+100=300    a+c=300180=12080 + a + c + 100 = 300 \implies a + c = 300 - 180 = 120
x+a+b+100=180    x+a+b=80x + a + b + 100 = 180 \implies x + a + b = 80
0+b+c+100=170    b+c=700 + b + c + 100 = 170 \implies b + c = 70

Passo 4: Usar a união dos conjuntos

O total de alunos que gostam de pelo menos uma disciplina é:

FMQ=z+x+y+a+b+c+100=330|F \cup M \cup Q| = z + x + y + a + b + c + 100 = 330

Substituindo z=80z = 80, y=0y = 0:

80+x+0+a+b+c+100=33080 + x + 0 + a + b + c + 100 = 330
x+a+b+c=330180=150x + a + b + c = 330 - 180 = 150

Passo 5: Resolver o sistema

Já temos:

  1. a+c=120a + c = 120

  2. x+a+b=80x + a + b = 80

  3. b+c=70b + c = 70

  4. x+a+b+c=150x + a + b + c = 150

Da equação 4, subtraindo a equação 2, temos:

(x+a+b+c)(x+a+b)=15080    c=70(x + a + b + c) - (x + a + b) = 150 - 80 \implies c = 70

Com c=70c = 70, da equação 1:

a+70=120    a=50a + 70 = 120 \implies a = 50

Com c=70c = 70, da equação 3:

b+70=70    b=0

Finalmente, da equação 2:

x+50+0=80    x=30x + 50 + 0 = 80 \implies x = 30

Resposta:

O número de alunos que gostam somente de Matemática é 30\boxed{30}.

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