QUESTÃO - (EsPCEX 2002)

Assinale a alternativa correta em relação ao Quinhentismo brasileiro.
A) É um período bastante produtivo da literatura brasileira, com importantes poetas exaltando as qualidades da nova terra.
B) É o primeiro movimento literário ocorrido no Brasil, tendo como destaque o poeta Basílio da Gama. É uma escola de exaltação do sentimento de brasilidade.
C) É um período em que não se pode falar numa literatura brasileira, e sim em literatura ligada ao Brasil mas que reflete as ambições e intenções do homem europeu.
D) É composta de crônicas de viagem e de uma vasta produção jesuítica, com objetivos de descrever o interior do Brasil e converter índios e negros à fé católica.
E) É uma fase inicial da nossa literatura, mas essencial para a formação cultural brasileira pela qualidade dos poemas e romances nela produzidos.


O Quinhentismo é um período em que não se pode falar numa literatura brasileira, e sim em literatura ligada ao Brasil mas que reflete as ambições e intenções do homem europeu.

Nos cem primeiros anos de colonização da América portuguesa, os textos escritos prestaram-se a dois propósitos: catequizar os índios e informar o povo português sobre as riquezas e peculiaridades do Brasil. Produziam-se, então, a literatura jesuítica (ou catequética) e a literatura de informação. 

Criada para orientar os que desejavam se informar sobre o solo, o povo, o clima e as possíveis riquezas brasileiras, a literatura de informação visava especialmente aos que pretendiam para cá se dirigir. Baseava-se em crônicas de viagem, epístolas (cartas) e documentos históricos.

Já a literatura dos jesuítas prestava-se apenas aos interesses da Companhia de Jesus, que, por meio dela, buscava evangelizar os índios que aqui viviam ("gentios"), apresentando-lhes de forma doutrinária os princípios do cristianismo.

_____________________________________________________________________________________
SARAIVA S.A. - Livreiros Editores, São Paulo, 2013 
Material originalmente publicado por Ético Sistema de Ensino. Pág 18.

Um comentário: