QUESTÃO

Revolta da população nordestina (a partir de 1645) contra o domínio holandês. Sob iniciativa dos senhores de engenho, os colonos foram mobilizados para lutarem. As batalhas das Tabocas e de Guararapes enfraqueceram o poderio dos invasores europeus. Até que, na batalha de Campina de Taborda, em 1654, os holandeses foram derrotados e expulsos do País.

O trecho acima refere-se à:

a) Insurreição Pernambucana
b) Confederação dos Tamoios
c) Guerra dos Emboabas
d) Revolta dos Perdidos
e) Revolta do Quebra-Quilos

RESPOSTA: A

___________________________________________
 Resposta Comentada: 

A Insurreição Pernambucana, também referida como Guerra da Luz Divina, registrou-se no contexto da segunda das invasões holandesas do Brasil, culminando com a expulsão dos holandeses da região Nordeste do país tornando esta à coroa portuguesa.
Em 15 de maio de 1645, reunidos no Engenho de São João, 18 líderes insurretos pernambucanos assinaram compromisso para lutar contra o domínio holandês na capitania. O movimento integrou forças lideradas por André Vidal de Negreiros, João Fernandes Vieira, Henrique Dias e Felipe Camarão, nas célebres Batalhas dos Guararapes, travadas entre 1648 e 1649, que determinaram a expulsão dos holandeses do Brasil.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Insurrei%C3%A7%C3%A3o_Pernambucana

Nenhum comentário:

Postar um comentário