(AFA 2015) - QUESTÃO

Assinale a opção cuja reescrita ficou totalmente de acordo com as regras gramaticais da Língua Portuguesa. 

a) “Parece que até a natureza quer homenagear as mães que atualmente se sentem infeliz...” – Parece que até a natureza quer homenagear as mães que, atualmente, sentem-se infelizes... 
b) “Quando eles vê as coisas de comer eles brada.” – Quando eles vêm as coisas de comer, eles bradam. 
c) “Eu estava inspirada e os versos eram bonitos e eu esqueci de ir na Delegacia” – Eu estava inspirada; os versos eram bonitos e eu esqueci de ir à delegacia. 
d) “Dona Ida peço-te se pode me arranjar um pouquinho de gordura, para eu fazer sopa para os meninos.” – Dona Ida peço-lhe se pode me arranjar um pouquinho de gordura, para eu fazer sopa para os meninos.  

------------------------------------------------------------------------------------------- RESPOSTA: A

» Resposta comentada:

Na verdade, as quatro alternativas possuem algum desacordo com a língua portuguesa, porém, quando se prioriza a gramática escolhida pela banca, a alternativa em questão passa a ser uma possibilidade viável. 

Um comentário:

  1. Na alternativa B o erro está na conjulgação do verbo, pois a forma correta seria "veem".

    Na alternativa C o erro está no uso do ponto e vírgula, pois ele é um enumerador usado para separar orações cordenadas. Entretanto neste caso, as orações estão relacionadas e deve-se, portanto, usar uma vírgula simples.

    Na alternativa D o erro está no termo "Dona Ida", pois ele é um vocativo, usado para chamar ou invocar devendo, dessa forma, ficar entre vírgulas.

    Raphael Willyan, aprovado no concurso da Esa, em 2019.

    ResponderExcluir