(AFA 2016) - QUESTÃO

Quanto ao uso dos pronomes, assinale a opção que traz uma INFRAÇÃO à norma padrão da língua. 

a) “Estou escrevendo até passar a chuva para mim ir lá no Senhor Manuel vender os ferros.” 
b) “Fui pedir um pouco de banha a Dona Alice. Ela deu-me a banha e arroz.” 
c) “...as pessoas tem mais possibilidades de delinquir do que tornar-se util a patria e ao país.” 
d) “É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la.” 

------------------------------------------------------------------------------------------- RESPOSTA: A
» Resposta comentada:

Há um erro na opção A, graças ao emprego e uso de um pronome pessoal oblíquo “mim”, inadequado antes de um verbo na forma nominal de infinitivo. Deveria ser colocado pronome pessoal reto “eu”, já que aquele não conjuga verbos e sim este

8 comentários:

  1. Na opção "C" não deveria existir acento no "tem"? Porque concorda com pessoas. Logo seria "têm"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, deveria ter. E no final onde fala "a pátria" deveria ter crase nesse "a". Eu percebi esses dois erros, porém a questão falava sobre PRONOMES, então me contive.

      Excluir
  2. Na opção "C" não deveria existir acento no "tem"? Porque concorda com pessoas. Logo seria "têm"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O exercício pede o erro no emprego só do PRONOME.

      Excluir
  3. Na B também há um erro em sua colocação pronominal, pois antes de pronome,advérbio e conjunção não ocorrerá o uso da ênclise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “...as pessoas tem mais possibilidades de delinquir do que tornar-se útil a pátria e ao país.”
      pq o pronome ´´que´´ não atraiu o pronome obliquo?

      Excluir
    2. quando é pronome reto há opção de se usar a próclise ou a ênclise, ambos estão certos

      Excluir