Durante os séculos XVI e XVII, a Inglaterra foi sacudida por lutas entre diferentes facções religiosas oriundas da Reforma Protestante. Ao mesmo tempo, a agricultura e a pecuária destinavam-se ao mercado, resultando em uma concentração de rendas e propriedades. Desse modo, os pequenos proprietários não tinham alternativas de sobrevivência.
Assim, a emigração para as terras do Novo Mundo foi a saída encontrada por algumas daquelas facções religiosas, que fundaram núcleos populacionais que deram origem as Treze Colônias da América do Norte.
Com o tempo, os colonos norte-americanos passaram a atuar no mercado externo criando o chamado comércio triangular. Esse comércio articulava as Colônias inglesas das Antilhas
[A] (produtoras de açúcar e melaço), as Colônias espanholas da América do Sul (produtoras de gado) e a Ásia (produtora de cereais e chá).
[B] (fornecedoras de escravos), a África (fornecedora de peles e manufaturados, principalmente a cachaça) e o Brasil (produtor de açúcar, metais e pedras preciosas).
[C] (produtoras de manufaturados, principalmente tecidos), a Inglaterra (fornecedora de máquinas e equipamentos agrícolas) e a África (fornecedora de escravos).
[D] ( produtoras de açúcar, metais e pedras preciosas), o Brasil (produtor de açúcar e gado) e a África ( produtora de cereais, madeira, peles, peixe seco e manufaturados, principalmente o rum).
[E] (produtoras de açúcar e melaço), a África (fornecedora de escravos) e a América do Norte (produtora de cereais, madeira, peles, peixe seco e manufaturados, principalmente o rum).
Nenhum comentário:
Postar um comentário