(EsPCEX 2019) - QUESTÃO

A industrialização da segunda metade do século XVIII, particularmente na Inglaterra, iniciou-se com a mecanização do setor têxtil, cuja produção tinha amplos mercados nas colônias inglesas. Qual tratado abriu as portas das colônias portuguesas para as manufaturas inglesas?

[A] Tratado de Utrecht, de 1713. 
[B] Tratado de Methuen, de 1703. 
[C] Tratado de Paris, de 1763. 
[D] Tratado de Madri, de 1750. 
[E] Tratado de Utrecht, de 1715.


O Tratado de Methuen, de 1703, foi estabelecido entre Inglaterra e Portugal e ficou conhecido como “Panos e Vinhos”. Tratava-se de um texto muito reduzido com apenas três artigos onde os soberanos da Grã-Bretanha e Portugal juravam consumir produtos de ambas as partes. O Reino de Portugal comprometia-se a importar os têxteis ingleses, enquanto o reino inglês compraria os vinhos portugueses. O imenso desequilíbrio entre a quantidade de tecidos produzidos pela Inglaterra e a ineficiente produção portuguesa gerava uma balança sempre desfavorável para a economia lusa. As dívidas geradas eram sanadas com o ouro que emergia em grande quantidade no Brasil. 

3 comentários:

  1. (Mackenzie) - QUESTÃO

    A riqueza produzida pela mineração trouxe poucos benefícios de caráter permanente à economia luso-brasileira, porque:
    a) a rígida estrutura escravista da zona do ouro não permitiu alforrias e mobilidade social.
    b) o mercado interno não se desenvolveu mantendo-se a situação de ilhas econômicas.
    c) o contrabando e a voracidade do fisco português não podem ser considerados fatores que colaboraram para este resultado.
    d) a região não atraiu mão de obra da metrópole, ocorrendo um povoamento disperso e pouca vida urbana.
    e) a dependência econômica de Portugal, em relação à Inglaterra configurada no Tratado de Methuen, transferiu para este país grande parte do ouro explorado

    (Resposta: E)

    (VUNESP) - QUESTÃO

    Observe o seguinte trecho do Tratado de Methuen.
    Artigo 1º
    – Sua Sagrada Majestade El-Rei de Portugal promete admitir para sempre de aqui em diante, no Reino de Portugal, os panos de lã e mais fábricas de lanifício da Inglaterra.
    Artigo 2º – É estipulado que Sua sagrada e Real Majestade Britânica será obrigada para sempre, de aqui em diante, de admitir na Grã-Bretanha os vinhos de Portugal, de sorte que em tempo algum não se poderá exigir direitos de Alfândega nestes vinhos. Tratado de Methuen – 1703.

    In: Nelson Werneck Sodré, As Razões da Independência. Adaptado.

    Entre outros fatores, foi devido ao Tratado de Methuen que:
    a) as manufaturas têxteis se desenvolveram muito no Brasil.
    b) Inglaterra e Portugal foram os primeiros países a se industrializarem.
    c) a burguesia portuguesa enriqueceu e lutou contra a monarquia.
    d) o ouro explorado no Brasil foi transferido para a Inglaterra.
    e) Portugal diminuiu o seu interesse pela exploração da colônia.

    (Resposta: D)

    ResponderExcluir
  2. (UNESP) - QUESTÃO

    Os preços dos produtos da colônia portuguesa da América, o Brasil, caíram sensivelmente na segunda metade do século XVII. De 1659 a 1688, houve uma queda de 41% no preço do açúcar; já o preço do tabaco encolheu 65% de 1668 a 1688. A diminuição dos preços destes produtos coloniais produziu uma crise no comércio português. Na primeira metade do século XVIII, o déficit da balança comercial portuguesa foi compensado
    a) pela extinção dos monopólios estatais sobre produtos coloniais e pela suspensão do regime metropolitano do exclusivo colonial.
    b) pela entrega do nordeste brasileiro à Holanda e pelo incentivo à criação de gado nas regiões sul e sudeste da colônia.
    c) pela implantação de indústrias na colônia do Brasil e pela intensificação do comércio de especiarias com o Oriente.
    d) pela diminuição da exploração social, com o aumento dos salários dos operários, e o fortalecimento dos sindicatos de trabalhadores.
    e) pelo estímulo governamental ao desenvolvimento de manufaturas no reino e pelo volume crescente da produção aurífera no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a decadência do açúcar nordestino, na segunda metade do século XVII, Portugal direcionou a economia colonial brasileira para as atividades mineradoras. Já no século XVIII, concomitantemente, incentivaram-se as atividades manufatureiras, exceto no setor têxtil (prejudicado pelo Tratado de Methuen de 1703)

      (Resposta: E)

      Excluir