O termo gênero é utilizado nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características análogas de forma e conteúdo. De acordo com a concepção clássica (Arte Poética, de Aristóteles), os gêneros se dividem em três categorias básicas: o épico, o lírico e o dramático. Atualmente, também se organizam os textos literários em três gêneros: narrativo, lírico e dramático.
Gênero Épico (Gênero narrativo)
Os longos poemas narrativos, em que um acontecimento histórico protagonizado por um herói é celebrado, são chamados de épicos ou epopeias. As obras épicas mais importantes para a literatura ocidental são a Ilíada e a Odisseia (século VIII a.c.), cuja autoria é atribuída a Homero. A estrutura desses poemas serviu de base para outras como a Eneida, de Virgílio e Os Lusíadas de Camões. O objetivo do último é exaltar a bravura do povo lusitano, representado por Vasco da Gama.
Ao longo dos séculos, o conceito do poema épico se transformou para acomodar as mudanças sociais e políticas por que passaram as sociedades. No século XVIII, os poemas narrativos entraram em declínio e surgiu a narrativa em forma de romance.
Na narração, há a presença de um narrador, aquele que conta uma história, ações que se desenvolvem em uma sequência narrativa com personagens que atuam em um determinado espaço e tempo. Visto assim, a “epopeia” moderna é a luta do homem comum para construir sua identidade e sobreviver em uma sociedade que oprime o indivíduo em nome dos valores coletivos.
A seguir, um exemplo de um poema narrativo de Manuel Bandeira:
POEMA TIRADO DE UMA NOTÍCIA DE JORNAL
João Gostoso era carregador de feira-livre e morava
no morro da Babilônia num barracão sem número.
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e
morreu afogado.
Gênero lírico
A poesia lírica é uma forma de atender ao anseio humano de expressão individual e subjetiva, diferente das epopeias que divulgavam os ideais e valores que organizavam a vida na polis (em grego, cidade ou estado). Além de expressar sentimentos e emoções, no texto lírico há predominância de pronomes e verbos na 1ª pessoa e a exploração da musicalidade das palavras.
Desde o surgimento da lírica, várias foram as estruturas utilizadas na composição de poemas. São elas:
elegia – poema surgidona Grécia Antiga que trata de acontecimentos tristes, enfocando a morte de um ente querido ou de alguma personalidade pública;
ode – exalta valores nobres – tom de louvação;
écloga – poema pastoril que retrata a vida bucólica dos pastores (séculos XVI e XVII);
soneto – forma mais conhecida. Poema de 14 versos, organizados em 2 estrofes de 4 versos (quartetos) e 2 estrofes de 3 versos (tercetos).
Outros exemplos:
- Juca Pirama – poema de Gonçalves Dias.
- A máquina do mundo – poema de Carlos Drummond de Andrade.
- Vou-me Embora pra Pasárgada – poema de Manuel Bandeira.
- Soneto da Fidelidade – poema de Vinícius de Moraes.
Gênero Dramático
Segundo Aristóteles (Poética), o termo drama faz referência ao fato de, nesses textos, as pessoas serem representadas “em ação”. Textos dramáticos são produzidos para serem representados, a voz narrativa está entregue às personagens que contam a história por meio de diálogos ou monólogos. Não há mediação do narrador.
Na Idade Média, havia duas modalidades dramáticas: o auto – peça curta, em geral, de cunho religioso; a farsa – envolvia situações grotescas ou ridículas. É importante lembrar que o fim da Idade Média traz para o teatro um período de intensa atividade. Por exemplo, na Inglaterra, William Shakespeare escreveu várias peças que se transformaram em clássicos do teatro universal. Uma das tendências da nossa época é a mistura de gêneros. Tanto encontramos textos que introduzem sequências narrativas na poesia, quanto textos que usam procedimentos da poesia na prosa.
- Édipo rei – tragédia escrita pelo dramaturgo grego Sófocles.
- Sete contra Tebas – tragédia escrita por Ésquilo, dramaturgo da Grécia Antiga.
- As vespas – comédia do escritor grego da antiguidade Aristófanes.
- O Misantropo – comédia do escritor ateniense Menandro.
Exemplos de outros gêneros literários:
- Teatral – escritos para serem transformados em peças de teatro. É, geralmente, recheado com diálogos.
- Experimental – o escritor utiliza formas textuais totalmente inovadoras, geralmente criadas por ele mesmo. A criatividade e a mensagem são os principais elementos deste gênero.
- Fábula – a história apresenta personagens imaginários, lugares fantásticos e personagens que não existem na realidade. Geralmente, é escrita para passar uma lição de moral ou transmitir um ensinamento.
- Ensaio – geralmente um texto curto em que o autor vai buscar apresentar e defender uma tese, através de reflexões, dados, fatos e argumentos.
EXERCÍCIOS COMENTADOS
01. (ENEM – 2009)
Gênero dramático é aquele em que o artista usa como intermediária entre si e o público a representação. A palavra vem do grego drao (fazer) e quer dizer ação. A peça teatral é, pois, uma composição literária destinada à apresentação por atores em um palco, atuando e dialogando entre si. O texto dramático é complementado pela atuação dos atores no espetáculo teatral e possui uma estrutura específica, caracterizada: 1) pela presença de personagens que devem estar ligados com lógica uns aos outros e à ação; 2) pela ação dramática (trama, enredo), que é o conjunto de atos dramáticos, maneiras de ser e de agir das personagens encadeadas à unidade do efeito e segundo uma ordem composta de exposição, conflito, complicação, clímax e desfecho; 3) pela situação ou ambiente, que é o conjunto de circunstâncias físicas, sociais, espirituais em que se situa a ação; 4) pelo tema, ou seja, a ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor, ou sua interpretação real por meio da representação.
COUTINHO, A. Notas de teoria literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973. (Adaptado.)
Considerando o texto e analisando os elementos que constituem um espetáculo teatral, conclui-se que:
a) a criação do espetáculo teatral apresenta-se como um fenômeno de ordem individual, pois não é possível sua concepção de forma coletiva.
b) o cenário onde se desenrola a ação cênica é concebido e construído pelo cenógrafo de modo autônomo e independente do tema da peça e do trabalho interpretativo dos atores.
c) o texto cênico pode originar-se dos mais variados gêneros textuais, como contos, lendas, romances, poesias, crônicas, notícias, imagens e fragmentos textuais, entre outros.
d) o corpo do ator na cena tem pouca importância na comunicação teatral, visto que o mais importante é a expressão verbal, base da comunicação cênica em toda a trajetória do teatro até os dias atuais.
e) a iluminação e o som de um espetáculo cênico independem do processo de produção/recepção do espetáculo teatral, já que se trata de linguagens artísticas diferentes, agregadas posteriormente à cena teatral.
RESPOSTA: C
De acordo com o crítico, a construção de um texto teatral pode desenvolver-se a partir das mais variadas fontes, pois o gênero dramático consiste na forma utilizada para se contar uma história, não tendo relação, portanto, com seu conteúdo. Tanto uma lenda folclórica como uma notícia de jornal pode transformar-se em um texto teatral.
02. São características do gênero dramático:
I. Representa sentimentos e emoções a partir da expressão individual e subjetiva. Nos textos dramáticos há a predominância de pronomes e verbos na 1ª pessoa e a exploração da musicalidade das palavras.
II. Nos textos dramáticos o poeta despoja-se do seu “eu” sentimental para atirar-se na direção dos acontecimentos que o rodeiam. O amor é uma temática, mas na narrativa dramática ele é abordado em episódios isolados.
III. Os textos dramáticos são produzidos para serem representados, pois a voz narrativa está entregue às personagens, que contam a história por meio de diálogos ou monólogos sem mediação do narrador.
IV. O auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa integram-se ao gênero dramático.
a) III e IV estão corretas.
b) I e III estão corretas.
c) I e II estão corretas.
d) I e IV estão corretas.
e) II, III e IV estão corretas.
RESPOSTA: A
Os textos nos quais predominam pronomes e verbos na 1ª pessoa e a exploração da musicalidade das palavras são os textos líricos. Nos textos épicos há um despojamento do “eu” sentimental e predominância de acontecimentos heroicos.
03. (UFSCar)
Soneto de fidelidade
(Vinicius de Moraes)
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
Nos dois primeiros quartetos do soneto de Vinicius de Moraes, delineia-se a ideia de que o poeta
a) não acredita no amor como entrega total entre duas pessoas.
b) acredita que, mesmo amando muito uma pessoa, é possível apaixonar-se por outra e trocar de amor.
c) entende que somente a morte é capaz de findar com o amor de duas pessoas.
d) concebe o amor como um sentimento intenso a ser compartilhado, tanto na alegria quanto na tristeza.
e) vê, na angústia causada pela ideia da morte, o impedimento para as pessoas se entregarem ao amor.
RESPOSTA: D
04. Sobre o gênero lírico, estão corretas, exceto:
a) Gênero marcado pela subjetividade dos textos. Presença de um eu lírico que manifesta e expõe seus sentimentos e sua percepção acerca do mundo.
b) As mais conhecidas estruturas formais do gênero lírico são a elegia, o soneto, o hino, a sátira, o idílio, a écloga e o epitalâmio.
c) São longos poemas narrativos em que um acontecimento histórico protagonizado por um herói é celebrado.
d) Nota-se, no gênero lírico, a predominância de pronomes e verbos na 1ª pessoa e a exploração da musicalidade das palavras.
e) Os poemas do gênero lírico podem apresentar forma livre ou estruturas formais.
RESPOSTA: C
As características descritas na alternativa referem-se ao gênero épico, cujas histórias centram-se em personagens heroicos que participam de acontecimentos históricos grandiosos.
Soneto de fidelidade
(Vinicius de Moraes)
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
Nos dois primeiros quartetos do soneto de Vinicius de Moraes, delineia-se a ideia de que o poeta
a) não acredita no amor como entrega total entre duas pessoas.
b) acredita que, mesmo amando muito uma pessoa, é possível apaixonar-se por outra e trocar de amor.
c) entende que somente a morte é capaz de findar com o amor de duas pessoas.
d) concebe o amor como um sentimento intenso a ser compartilhado, tanto na alegria quanto na tristeza.
e) vê, na angústia causada pela ideia da morte, o impedimento para as pessoas se entregarem ao amor.
RESPOSTA: D
04. Sobre o gênero lírico, estão corretas, exceto:
a) Gênero marcado pela subjetividade dos textos. Presença de um eu lírico que manifesta e expõe seus sentimentos e sua percepção acerca do mundo.
b) As mais conhecidas estruturas formais do gênero lírico são a elegia, o soneto, o hino, a sátira, o idílio, a écloga e o epitalâmio.
c) São longos poemas narrativos em que um acontecimento histórico protagonizado por um herói é celebrado.
d) Nota-se, no gênero lírico, a predominância de pronomes e verbos na 1ª pessoa e a exploração da musicalidade das palavras.
e) Os poemas do gênero lírico podem apresentar forma livre ou estruturas formais.
RESPOSTA: C
As características descritas na alternativa referem-se ao gênero épico, cujas histórias centram-se em personagens heroicos que participam de acontecimentos históricos grandiosos.
05. (UFRGS) O soneto é uma das formas poéticas mais tradicionais e difundidas nas literaturas ocidentais e expressa, quase sempre, conteúdo:
A) dramático.
B) satírico.
C) lírico.
D) épico.
E) cronístico.
RESPOSTA: C
06. (UFRGS) Considere as seguintes afirmações:
I - O romance é um gênero literário em constante evolução que, na sua
configuração atual, utiliza-se das técnicas mais variadas, provenientes, inclusive, de outras artes como o cinema e a pintura.
II - O conto é uma narrativa em prosa, de curta extensão, cuja trama é em geral construída com tempo, espaço e número de personagens reduzidos.
III - A crônica moderna apresenta-se como um registro isento e distanciado de acontecimentos cotidianos presenciados pelo cronista.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.
RESPOSTA: C
--------------------------------------------------------
Fontes:
- http://educacao.globo.com/portugues/assunto/estudo-do-texto/generos-literarios.html < acessado em 4/10/2015, às 1250h >
- http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/generos_literarios.htm < acessado em 4/10/2015, às 1250h >
- http://exercicios.brasilescola.com/exercicios-literatura/exercicios-sobre-genero-dramatico.htm < acessado em 4/10/2015, às 1329h >
- http://exercicios.brasilescola.com/exercicios-literatura/exercicios-sobre-genero-lirico.htm < acessado em 4/10/2015, às 1350h >