Humanismo como escola literária

Como escola literária o humanismo surgiu no século XIV, perdurando até o final do século XV, através do humanismo que surge o Renascimento. Nesse período, destacam-se as prosas doutrinárias, dirigidas à nobreza. Já as poesias, que eram cultivadas por fidalgos, utilizavam o verso de sete e de cinco silabas, respectivamente a redondilha maior e menor. Entre os autores dessa poesia palaciana, reunida no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, destacam-se Sá de Miranda, Bernardim Ribeiro, Jorge de Aguiar, João Ruiz de Castelo Branco, Jorge d' Aguiar, Aires Teles, Gil Vicente, entre outros.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo
No Trovadorismo, as poesias eram cantadas (cantigas) pelos trovadores. No Humanismo, a poesia deixou de ser acompanhada de música e ficou mais elaborada e mais culta (poesia palaciana).
O Humanismo ou Pré Renascentismo também é o período da história da Literatura Portuguesa situado entre a Idade Média e a Idade Moderna (Renascimento). O que vemos aqui é um momento onde o ser humano procura se valorizar mais, ou seja: o Teocentrismo (Deus no centro de tudo) e o domínio da Igreja Católica são substituídos pelo Antropocentrismo (o homem no centro de tudo). É uma época de grandes avanços científicos (destaque para Galileu, que provou a teoria heliocêntrica, dizendo que o sol é o centro do sistema planetário) e, assim, o homem passa a ser mais racional (Racionalismo).

Tipos de textos escritos no Humanismo:

Poesia Palaciana (Poesia Lírica): como nós já vimos, é uma  poesia mais elaborada do que as cantigas do Trovadorismo. É caracterizada por: redondilhas (maior e menor), ambiguidades, aliterações, assonâncias, figuras de linguagem. A visão da mulher continua sendo idealizada, porém existe mais sensualidade e intimidade. Os sentimentos do eu-lírico são mais aprofundados.

Crônicas de Fernão Lopes (Prosa): Crônicas que relatavam os acontecimentos históricos de Portugal. Fernão Lopes soube conciliar os fatos históricos às técnicas de narração com qualidade literária. Suas principais obras foram: "Crônica d’El-Rei D. Pedro", "Crônica d’El-Rei D. Fernando" e "Crônica d’El-Rei D. João I".

Gil Vicente (teatro): início do teatro leigo (desvinculado do teatro cristão). Teatro rústico e primitivo, que critica o homem e os seus costumes com o propósito de reformá-los (teatro moralizante e reformador). Destaques: Auto da Barca do Inferno, Auto da Lusitânia, Farsa de Inês Pereira. 
Esclarecendo: os autos são peças teatrais que abordam principalmente a temática religiosa. Já as farsas são peças de caráter cômico. São mais curtas e são baseadas no cotidiano. 
Portanto, de modo geral, podemos destacar esses três aspectos no Humanismo: Gil Vicente (teatro moralizante que critica a sociedade), Poesia Palaciana (mais sensual e elaborada do que as cantigas do Trovadorismo) e Fernão Lopes (crônicas históricas com qualidade literária).

http://www.resumosdeliteratura.com/2014/03/resumo-de-humanismo-literatura.html

Poemas palacianos

Meu amor, tanto vos quero,
que deseja  coração
mil coisas contra a razão.
Porque se não vos quisesse,
como poderia ter
desejo eu me viesse
do que nunca pode ser.
Mas com tanto desespero,
tenho em mim tanta afeição
que deseja o coração.
Aires Teles

Meu amor, tanto vos amo,
que meu desejo não ousa
desejar nenhuma cousa.
Porque, se a desejasse,
logo a esperaria,
e se eu esperasse,
sei que a vós anojaria,
mil vezes a morte chamo
e meu desejo não ousa
desejar-me outra cousa.
Conde Vimioso
EXERCÍCIOS

01. (FUVEST-SP) Indique a afirmação correta sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente:

a) É intricada a estruturação de suas cenas, que surpreendem o público com a inesperado de cada situação.
b) O moralismo vicentino localiza os vícios, não nas instituições, mas nos indivíduos que as fazem viciosas.
c) É complexa a critica aos costumes da época, já que o autor primeiro a relativizar a distinção entre Bem e o Mal.
d) A ênfase desta sátira recai sobre as personagens populares mais ridicularizadas e as mais severamente punidas.
e) A sátira é aqui demolidora e indiscriminada, não fazendo referência a qualquer exemplo de valor positivo.

02. (FUVEST-SP) Diabo, Companheiro do Diabo, Anjo, Fidalgo, Onzeneiro, Parvo, Sapateiro, Frade, Florença, Brísida Vaz, Judeu, Corregedor, Procurador, Enforcado e Quatro Cavaleiros são personagens do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.
Analise as informações abaixo e selecione a alternativa incorreta cujas características não descrevam adequadamente a personagem

a) O Corregedor representa a justiça e luta pela aplicação integra e exata das leis; leva papéis e processos
b) O Frade representa o clero decadente e é subjugado por suas fraquezas: mulher e esporte; leva a amante  e as armas de esgrima
c) O Anjo, capitão da barca do céu, é quem elogia a morte pela fé; é austero e inflexível 
d) O Diabo, capitão da barca do inferno, é quem apressa o embarque dos condenados; é dissimulado e irônico
e) O Onzeneiro idolatra o dinheiro, é agiota e usurário; de tudo que juntara, nada leva para a morte, ou  melhor, leva a bolsa vazia

03. Sobre o Humanismo, identifique a alternativa falsa:
a) Rejeita a noção do homem regido por leis sobrenaturais e opõe-se ao misticismo
b) Fundamenta-se na noção bíblica de que o homem é pó e ao pó retornará, e de que só a transcendência  liberta o homem de seu insignificância terrena
c) Em sentido amplo, designa a atitude de valorização do homem, de seus atributos e realizações
d) Designa tanto uma atitude filosófica intemporal quanto um período especifico da evolução da cultura ocidental

04. Sobre a poesia palaciana, assinale a alternativa falsa:
a) A diversidade métrica da poesia trovadoresca foi praticamente reduzida a duas medidas: os versos de 7  sílabas métricas (redondilhas maiores)
b) A utilização sistemática dos versos redondilhas denominou-se medida velha, por oposição à medida nova, denominação que recebemos os versos decassílabos, trazidos da Itália por Sá de Miranda, em  1527
c) A poesia palaciana foi compilada em 1516, por Garcia de Resende, no Cancioneiro Geral, antologia que  reúne 880 composições, de 286 autores, dos quais 29 escreviam em castelhano. Abrange a produção  poética dos reinados de D. Afonso V (1438-1481), de D. João II (1481-1495) e de D. Manuel I – O  Venturoso (1495-1521) 
d) É mais espontânea que a poesia trovadoresca, pela superação da influência provençal, pela ausência de  normas para a composição poética e pelo retorno á medida velha
e) A poesia, que no trovadorismo era canto, separa-se da música, passando a ser fala. Destina-se à leitura  individual ou à recitação, sem o apoio de instrumentos musicais

RESPOSTAS: 01 - B | 02 - A | 03 - B | 04 - D

Nenhum comentário:

Postar um comentário