SIMULADO DE FÍSICA - EsPCEx/1 - GABARITO

01. QUESTÃO

02. QUESTÃO

03. QUESTÃO

04. QUESTÃO

05. QUESTÃO

06. QUESTÃO

Uma pessoa de massa igual a 80 kg está dentro de um elevador sobre uma balança calibrada que indica o peso em newtons, conforme desenho abaixo. 
Quando o elevador está acelerado para cima com uma aceleração constante de intensidade a=2,0 m/s², a pessoa observa que a balança indica o valor de
Dado: intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s²
[A] 160 N
[B] 640 N
[C] 800 N
[D] 960 N
[E] 1600 N

07. QUESTÃO

Um trabalhador da construção civil de massa 70 kg sobe uma escada de material homogêneo de 5 m de comprimento e massa de 10 kg, para consertar o telhado de uma residência. Uma das extremidades da escada está apoiada na parede vertical sem atrito no ponto B, e a outra extremidade está apoiada sobre um piso horizontal no ponto A, que dista 4 m da parede, conforme desenho abaixo. 

Para que o trabalhador fique parado na extremidade da escada que está apoiada no ponto B da parede, de modo que a escada não deslize e permaneça em equilíbrio estático na iminência do movimento, o coeficiente de atrito estático entre o piso e a escada deverá ser de 

Dado: intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s²

[A] 0,30
[B] 0,60
[C] 0,80
[D] 1,00
[E] 1,25

08. QUESTÃO

No interior de um recipiente vazio, é colocado um cubo de material homogêneo de aresta igual a 0,40 m e massa M=40 kg. O cubo está preso a uma mola ideal, de massa desprezível, fixada no teto de modo que ele fique suspenso no interior do recipiente, conforme representado no desenho abaixo. A mola está presa ao cubo no centro de uma de suas faces e o peso do cubo provoca uma deformação de 5 cm na mola. Em seguida, coloca-se água no recipiente até que o cubo fique em equilíbrio com metade de seu volume submerso. 

Sabendo que a densidade da água é de 1000 kg/m³ , a deformação da mola nesta nova situação é de

Dado: intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s²

[A] 3,0 cm
[B] 2,5 cm
[C] 2,0 cm
[D] 1,5 cm
[E] 1,0 cm

09. QUESTÃO

Uma das atrações mais frequentadas de um parque aquático é a “piscina de ondas”. O desenho abaixo representa o perfil de uma onda que se propaga na superfície da água da piscina em um dado instante.
Um rapaz observa, de fora da piscina, o movimento de seu amigo, que se encontra em uma boia sobre a água e nota que, durante a passagem da onda, a boia oscila para cima e para baixo e que, a cada 8 segundos, o amigo está sempre na posição mais elevada da onda. O motor que impulsiona as águas da piscina gera ondas periódicas. 


Com base nessas informações, e desconsiderando as forças dissipativas na piscina de ondas, é possível concluir que a onda se propaga com uma velocidade de

[A] 0,15 m/s
[B] 0,30 m/s
[C] 0,40 m/s
[D] 0,50 m/s
[E] 0,60 m/s


10. QUESTÃO

Em uma fábrica, uma máquina térmica realiza, com um gás ideal, o ciclo FGHIF no sentido horário, conforme o desenho abaixo. As transformações FG e HI são isobáricas, GH é isotérmica e IF é adiabática. Considere que, na transformação FG, 200 kJ de calor tenham sido fornecido ao gás e que na transformação HI ele tenha perdido 220 kJ de calor para o meio externo.

A variação de energia interna sofrida pelo gás na transformação adiabática IF é

[A] -40 kJ
[B] -20 kJ
[C] 15 kJ
[D] 25 kJ
[E] 30 kJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário