QUESTÃO

(UEPB/2010) A emancipação política brasileira é um processo que se iniciou bem antes de 1822 e foi além. Com a chegada da família real em 1808, surgem as primeiras insatisfações e, uma vez conquistada a independência, iniciou-se longa luta pela sua consolidação. Assinale a única alternativa CORRETA.

a) Uma das causas da independência é a recusa lusitana em aceitar que os parlamentares brasileiros, nas Cortes Lusas, defendessem seus interesses, além de querer reduzir o Brasil a sua antiga condição de colônia. A determinação das Cortes, em fins de 1821, para que Pedro I retornasse a Portugal só acelerou o processo.
b) O Dia do Fico (9 de janeiro de 1822) não é causa da ruptura entre brasileiros e portugueses. Ao insistir em ficar, Pedro I assumia a defesa dos interesses de Portugal no Brasil.
c) O ato da independência era desnecessário. Em maio de 1822 o rei de Portugal anuiu a ordem de Pedro I de não aceitar os decretos vindos da Corte de Lisboa e não fez menções contra a convocação da Assembléia Constituinte no Brasil.
d) Como os movimentos pró-independência eram constitucionalistas, Pedro I encerrou agitações sociais ao convocar a Assembléia Constituinte dias após o ato da independência, dando plenos poderes para um Conselho de Estado redigir o projeto constitucional.
e) A Confederação do Equador, de 1824, não se relaciona com as insatisfações frente ao autoritarismo do imperador Pedro I. Os revoltosos queriam criar, no Brasil, uma república federativa tal qual a dos Estados Unidos da América.

RESPOSTA: A