Vaso Grego
Esta de áureos relevos, trabalhada,
De divas mãos, brilhante copa, um dia,
Já de aos deuses servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.
Era o poeta de Teos que o suspendia
Então, e, ora repleta ora esvasada,
A taça amiga aos dedos seus tinia,
Toda de roxas pétalas colmada.
Depois... Mas, o lavor da taça admira,
Toca-a, e do ouvido aproximando-a, às bordas
Finas hás de lhe ouvir, canora e doce,
Ignota voz, qual se da antiga lira
Fosse a encantada música das cordas,
Qual se essa voz de Anacreonte fosse.
(Alberto de Oliveira)
Observa-se no poema que o vocabulário é bem rebuscado e formal, não existe o sentimentalismo dos românticos, há diversas referências à cultura e à mitologia clássica, "arte pela arte".
Assim como Olavo Bilac e Raimundo Correia, Alberto de Oliveira foi representante do movimento literário conhecido como:
A) Quinhentismo
B) Arcadismo
C) Parnasianismo
D) Simbolismo
E) Concretismo
Esta de áureos relevos, trabalhada,
De divas mãos, brilhante copa, um dia,
Já de aos deuses servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.
Era o poeta de Teos que o suspendia
Então, e, ora repleta ora esvasada,
A taça amiga aos dedos seus tinia,
Toda de roxas pétalas colmada.
Depois... Mas, o lavor da taça admira,
Toca-a, e do ouvido aproximando-a, às bordas
Finas hás de lhe ouvir, canora e doce,
Ignota voz, qual se da antiga lira
Fosse a encantada música das cordas,
Qual se essa voz de Anacreonte fosse.
(Alberto de Oliveira)
Observa-se no poema que o vocabulário é bem rebuscado e formal, não existe o sentimentalismo dos românticos, há diversas referências à cultura e à mitologia clássica, "arte pela arte".
Assim como Olavo Bilac e Raimundo Correia, Alberto de Oliveira foi representante do movimento literário conhecido como:
A) Quinhentismo
B) Arcadismo
C) Parnasianismo
D) Simbolismo
E) Concretismo
Letra C
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