QUESTÃO

(UNESP) Nas fotos da prova de nado sincronizado, tiradas com câmaras submersas na piscina, quase sempre aparece apenas a parte do corpo das nadadoras que está sob a água; a parte superior dificilmente se vê. Se essas fotos são tiradas exclusivamente com iluminação natural, isso acontece porque a luz que
a) vem da parte submersa do corpo das nadadoras atinge a câmara, mas a luz que vem de fora da água
não atravessa a água, devido à reflexão total.
b) vem da parte submersa do corpo das nadadoras atinge a câmara, mas a luz que vem de fora da água é absorvida pela água.
c) vem da parte do corpo das nadadoras que está fora da água é desviada ao atravessar a água e não converge para a câmara, ao contrário da luz que vem da parte submersa.
d) emerge da câmara ilumina a parte submersa do corpo das nadadoras, mas a parte de fora da água não, devido ao desvio sofrido pela luz na travessia da superfície.
e) emerge da câmara ilumina a parte submersa do corpo das nadadoras, mas a parte de fora da água não é iluminada devido à reflexão total ocorrida na superfície.

RESPOSTA: C

Um comentário:

  1. Resolução da banca:
    A luz que vem da parte do corpo das nadadoras que está no ar é desviada ao penetrar na água e não converge para a câmara, principalmente porque a superfície da água está agitada e assim temos uma refração difusa.

    ResponderExcluir