O cangaço, a Coluna Prestes e a ação de Padre Cícero Romão
Batista desenvolveram-se no interior do Brasil, ao longo
dos anos 1920 ou 1930. É correto dizer que os três movimentos
(A) foram duramente reprimidos pelo exército nacional, embora
todos contassem com a participação direta de militares
em sua direção.
(B) contaram com forte e contínuo apoio popular e estabeleceram
alianças e apoios políticos recíprocos.
(C) expressaram a insatisfação popular com a Primeira República
e defendiam o retorno à monarquia.
(D) evidenciam contradições e impasses sociais da Primeira
República, embora tivessem objetivos e práticas
diferentes.
(E) defendiam a instalação imediata de um governo popular
e socialista, embora recorressem a estratégias de luta
distintas.
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RESPOSTA: D
Apesar de ocorrerem no mesmo tempo (décadas de
1920-30) e espaço (Sertão Nordestino), os movimentos
citados constituem manifestações distintas da
realidade social e política brasileira: o cangaço, como
manifestação do “banditismo social” gerado das contradições e desigualdades presentes na sociedade nordestina; a Coluna Prestes, como expressão da oposição
de jovens oficiais do Exército às práticas políticas e
aos mecanismos de controle social da República das
Oligarquias; finalmente, o Padre Cícero representa
uma das principais expressões do messianismo dos
sertanejos, sentimento que ele direcionou no sentido
de apoiar o coronelismo e o poder oligárquico.
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