Segundo o geógrafo Aziz Ab’Sáber, existem grandes extensões do território brasileiro em que
vários elementos naturais (clima, vegetação, relevo, hidrografia e solo) interagem de forma singular, caracterizando uma unidade paisagística: são os chamados domínios morfoclimáticos. Entre eles ocorrem faixas de transição.
Sobre os domínios morfoclimáticos e as faixas de transição, considere as seguintes afirmações:
I – A exuberância da Floresta Amazônica contrasta com a pobreza de grande parte de seus solos, geralmente ácidos, intemperizados e de baixa fertilidade.
II – Tipicamente associados à Campanha Gaúcha, os campos apresentam um relevo com suaves ondulações, cobertas principalmente por gramíneas. Neste domínio, há um preocupante processo de desertificação advindo de anomalias climáticas observadas nas últimas décadas.
III – O Cerrado, adaptado à alternância do clima tropical, ocupa mais de 3 milhões de km² e apresenta solos pobres. É uma formação tipicamente latifoliada que, dentre outras características, perde as folhas durante o período de seca.
IV – A Mata dos Cocais é uma faixa de transição situada entre os domínios da Floresta Amazônica, do Cerrado e da Caatinga. Predominam as palmeiras, com destaque para o babaçu, a carnaúba e o buriti.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
[A] I e II
[B] I e III
[C] I e IV
[D] II e III
[E] II e IV
[A] I e II
[B] I e III
[C] I e IV
[D] II e III
[E] II e IV
O item II está incorreto, entre outros fatores porque a ação humana se destaca nos impactos
ambientais na campanha gaúcha.
O item III está incorreto, pois o cerrado não é uma vegetação latifoliada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário