Leia o fragmento de texto abaixo:
Aprender não significa armazenar todo o estoque de um só golpe. No estudo da língua materna, a criança seleciona as palavras e, para realizar construções “gramaticais”, não aprende todas as frases possíveis, mas as regras de construção; e, conseqüentemente, mesmo que não as perceba, conseguirá construir as seqüências lingüísticas.
(Texto adaptado: Psicolingüística aplicada ao ensino de línguas, Tatiana Siama-Cazacu)
Sobre o fragmento acima, é correto afirmar que a autora defende a idéia de que:
a) o falante nativo de uma língua não aprende todas as frases possíveis do idioma, mas, desde criança, mesmo sem se dar conta, compreende as regras de construção das seqüências lingüísticas.
b) as crianças não conseguem absorver todas as frases da língua materna de uma só vez. Isso só será possível quando adulta, pois, aos poucos, vai armazenando todo o estoque lingüístico ao longo de sua vida.
c) as seqüências lingüísticas da língua materna só serão aprendidas plenamente pela criança quando, em sua fase escolar, ela passar a ter contato e compreender as regras formais da língua contidas na gramática.
d) os falantes nativos de qualquer idioma falam perfeitamente sem conhecer as regras de construção gramatical, pois este conhecimento somente será necessário para a utilização da palavra escritas
e ) o conhecimento formal da Gramática é que possibilitará ao falante de um idioma as condições plenas de se expressar na língua materna, pois é o estudo gramatical que permite realizar as construções possíveis do idioma.
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RESPOSTA: A
A alternativa A corresponde, principalmente, ao seguinte fragmento: “não aprende todas as frases possíveis, mas as regras de construção.”
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