Nos primeiros anos do Brasil independente de Portugal, o “Sete de Setembro” não teve a importância que lhe foi atribuída mais tarde. De modo geral, o governo de D. Pedro I foi bem recebido, mas em diversos pontos do país houve grande resistência e sérios confrontos entre tropas portuguesas e tropas do novo governo brasileiro. Tais episódios são denominados por alguns historiadores como as “Lutas pela Independência” ou, para outros, a “Guerra da Independência”. Esses confrontos armados ocorreram principalmente
[A] no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
[B] no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
[C] no Grão-Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia e Província Cisplatina.
[D] em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Província Cisplatina.
[E] em Pernambuco, Alagoas, Bahia e Espírito Santo.
A Guerra da Independência do Brasil foi o conjunto de conflitos que foram travados no território brasileiro entre os anos de 1822 e 1824 para consolidar a Independência Brasileira. Os conflitos dessa guerra aconteceram em cinco províncias do território brasileiro que decidiram permanecer leais a Portugal.
As províncias foram Maranhão, Piauí, Grão-Pará, Cisplatina e Bahia, e em cada um desses locais aconteceram combates com o objetivo de derrotar as forças leais a Portugal e estabelecer o domínio brasileiro. O governo brasileiro, liderado por D. Pedro I, precisou montar um exército às pressas, contratando muitos mercenários para lutar.
Os movimentos leais a Portugal foram derrotados em todas as províncias.
https://brasilescola.uol.com.br/guerras/guerra-independencia-brasil.htm <Acesso em 22/01/2024>
Nenhum comentário:
Postar um comentário