(UNESP) - QUESTÃO

Numa classe de 30 alunos, 16 gostam de Matemática e 20 gostam de História. O número de alunos desta classe que gostam de Matemática e História é:
A) exatamente 16
B) exatamente 10
C) no máximo 6
D) no mínimo 6
E) exatamente 18


O número de elementos da união de dois conjuntos finitos (no caso n(MUH)) é dado por: n(M U H) = n(M) + n(H) – n(M⋂H). 

Fazendo a substituição dos valores temos:

30 = 16 + 20 – n(M⋂ H) 

n(M⋂H) = 36 – 30 

n(M⋂H) = 6.

15 comentários:

  1. e como sei que é no minimo 6 e nao no máximo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 6 é o número de elementos na interseçao de H com M, o que significa que pra diminuir esse num vc teria que aumentar o num de elementos de M ou H, é so fazer o diagrama e comprovar, e o texto deixa claro que o num total de elementos de de M é 16 e H 20. Agora se eu somar mais um elemento por ex no conjunto interseção de H e M (pra isso teria q transferir um elemento do conj (H-M) ou (M-H) pro conj interseção), o numero total de elementos de H e M n se altera, ou seja, posso aumentar o num de elem da interseção a partir de 6 que vai estar td bem, o total de elem de H e M ainda vai ser o mesmo.Então a resposta é D mesmo, não C.

      Excluir
  2. ve se tem logica se 14 gostao somente de matematica e 10 gostao so de historia sobra pra gosta das duas materias 6 alunos correto e isso eo maximo pq se eu almentar o numero de alunos que gostao das duas : por exemplo 7 o numero de alunos total vai aumentar tbm

    ResponderExcluir
  3. Mano, é obvio, fazendo 20+16 ja excede o valor de alunos, que é 30 totalizando 36, basta pegar o que excede, 6 alunos

    ResponderExcluir
  4. não entendi essa questão, alguém consegue explicar com mais clareza??

    ResponderExcluir
  5. por que não é o máximo??

    ResponderExcluir
  6. A questão é que temos um valor oculto que faz toda a diferença que é o número de alunos que não gostam nem de matemática nem de história.

    Portanto, se chamarmos a interseção de X, temos que:
    Só matemática = 16 - x
    Só história = 20 - x
    ambas = x
    nenhuma = de 0 a y

    Logo, pelo Diagrama de Venn, Sómat + Sóhis + inter <= 30 (a gente tem o sinal de menor ou igual, pq pode ter alunos que não gostam de nenhuma delas.)
    Agora, só resolver a inequação.

    ResponderExcluir
  7. Matematica é uma bosta

    ResponderExcluir