A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) envolveu combates em todos os continentes e mares do planeta. A posição do governo de Getúlio Vargas perante a guerra foi inicialmente de indefinição, ora pendendo para um lado, ora para o outro. Em 1942, todavia, foi forçado a romper relações diplomáticas com os países do Eixo e, alguns meses depois, a declarar-lhes guerra, juntando-se aos aliados. Relativamente à participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, analise as assertivas abaixo.
I - O Brasil participou do esforço de guerra com o envio de uma Divisão de Infantaria reforçada, a Força Expedicionária Brasileira (FEB), com aproximadamente 25.000 homens e mulheres.
II - A FEB participou da luta contra o nazifascismo na campanha do Norte da África.
III - O Brasil colaborou com o fornecimento de matérias-primas e autorização do uso do território brasileiro pelos aliados (bases aéreas no Nordeste).
IV - O estopim para a entrada do Brasil na guerra foi o afundamento de diversos navios brasileiros por submarinos alemães.
Assinale a alternativa que apresenta somente assertivas corretas.
[A] I, II e llI.
[B] I, lI e IV.
[C] II, III e IV.
[D] I, III e IV.
[E] I, II, III e IV.
I) ITEM CORRETO - O Brasil participou do esforço de guerra com o envio de uma Divisão de Infantaria reforçada, a Força Expedicionária Brasileira (FEB), com aproximadamente 25.000 homens e mulheres.
II) ITEM INCORRETO - A FEB participou da luta contra o nazifascismo na campanha do Norte da África.
A FEB participou da luta contra o nazifascismo na campanha da Itália.
III) ITEM CORRETO - O Brasil colaborou com o fornecimento de matérias-primas e autorização do uso do território brasileiro pelos aliados (bases aéreas no Nordeste).
IV) ITEM CORRETO - O estopim para a entrada do Brasil na guerra foi o afundamento de diversos navios brasileiros por submarinos alemães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário