LITERATURA - EXERCÍCIOS DISPONÍVEIS

 Literatura jesuíta
A Literatura Jesuítica, também chamada de Literatura de Catequese, é uma categoria de textos que foram produzidos durante o período Quinhentista, movimento literário que começou em 1550 e terminou em 1601. A literatura dos jesuítas, como o próprio termo sugere, é marcada pelo forte teor religioso e é considerada uma das primeiras manifestações da Literatura Brasileira. (Exercícios: Literatura jesuíta)

➤ Os gêneros literários
Os gêneros literários são as classificações dos textos literários. A classificação dos gêneros literários foi proposta, na antiguidade clássica, pelo filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), as quais foram divididas em: 
  1. Gênero Lírico: “palavra cantada”.
  2. Gênero Épico: “palavra narrada”.
  3. Gênero Dramático: “palavra representada”. (Exercícios: Os gêneros literários)
➤ Trovadorismo
Trovadorismo é um estilo de época surgido na Idade Média. Nesse período histórico, predominava o teocentrismo (a ideia de que Deus é o centro de tudo), pois a Igreja Católica, com poderio econômico e político, exercia total domínio no Ocidente. Nesse contexto, surgiram as cantigas trovadorescas ou provençais.(Exercícios: Trovadorismo)

➤ Humanismo
O Humanismo foi um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento. Como o próprio nome já indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o ser humano. (Exercícios: Humanismo)

➤ Classicismo
Classicismo é uma estética literária do século XVI, manifestação nas letras de um movimento cultural amplo denominado Renascimento – houve manifestações renascentistas em diversos âmbitos da sociedade: política, ciências, religião, artes plásticas, arquitetura, literatura. (Exercícios: Classicismo)

➤ Quinhentismo
Quinhentismo é a denominação genérica de todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI, no momento em que a cultura europeia foi introduzida no país. Note que, nesse período, ainda não se trata de literatura genuinamente brasileira, a qual revele visão do homem brasileiro. (Exercícios: Quinhentismo)

➤ Barroco
O Barroco no Brasil não ocorreu de forma rápida. Em Portugal, esse movimento cultural teve início em 1580 e término em 1756. Já no Brasil, o Barroco começou em 1601 e durou até 1768, transformando-se de forma gradativa em um estilo de época. O Barroco foi surgindo no Brasil na mesma época em que o país estava se organizando economicamente na condição de país colônia com grande parte da economia sustentada na produção de açúcar. (Exercícios: Barroco)

➤ Arcadismo
O Arcadismo, também chamado de setecentismo, foi uma importante forma de estética literária que teve suas origens no Iluminismo (uma corrente filosófica) que passou a ser difundida na Europa durante o século 18. O Arcadismo ocorreu mais especificamente entre os anos de 1756 e 1825. Essa estética literária foi observada principalmente na França, Itália, Espanha e Portugal e exatamente por isso, também chegou ao Brasil. (Exercícios: Arcadismo)

➤ Romantismo prosa e poesia
O Romantismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa no século XVIII e durou até meados do século XIX. Ele influenciou a literatura, a pintura, a música e a arquitetura. Oposto ao classicismo, racionalismo e Iluminismo, esse movimento chegou ao Brasil em finais do século XVIII. (Exercícios: Romantismo prosa e poesia)

➤ Realismo
O Realismo é um movimento artístico que buscou objetividade e olhar crítico sobre a sociedade do final do século XIX. O Realismo foi um dos principais movimentos artísticos do final do século XIX. Com diversas formas de manifestação, a arte realista teve grande importância tanto na Europa quanto no Brasil. (Exercícios: Realismo)

➤ Naturalismo
Movimento literário que teve início na Europa com a publicação do livro Germinal, de Émile Zola, o Naturalismo chegou ao Brasil no final do século XIX. Foi nessa época que, influenciados por escritores europeus, nossos escritores passaram a enxergar na literatura um instrumento de denúncia social, e não apenas um entretenimento para a classe média e para a elite brasileira. O principal representante do Naturalismo no Brasil foi o maranhense Aluísio Azevedo. (Exercícios: Naturalismo)

➤ Parnasianismo
O Parnasianismo é uma escola literária surgida na França durante o século 19, sendo muito conhecida pela forte oposição desse movimento literário ao sentimentalismo manifestado no Romantismo. (Exercícios: Parnasianismo)

➤ Simbolismo
O Simbolismo consiste em um movimento literário relacionado à poesia e demais artes, tendo suas origens na França, por volta do ano de 1880. Esse movimento surgiu principalmente como uma forma de se opor ao naturalismo, positivismo e racionalismo que eram comuns nessa época. O Simbolismo é marcado pelos ideais românticos e literários, e esse estilo se estendeu para as artes plásticas e para o teatro. Em solo brasileiro, o Simbolismo começou no ano de 1893 mediante a publicação de duas obras do escritor Cruz e Sousa, que foram: Broquéis (poesia) e Missal (prosa). 
O Simbolismo teve destaque no campo literário brasileiro até o ano de 1922, quando ocorreu a semana de Arte Moderna.  (Exercícios: Simbolismo)

 Pré-modernismo
O Pré-Modernismo teve seu início em 1902, estabelecendo como limite as obras Os Sertões, de Euclides da Cunha, e Canaã, de Graça Aranha. Terminou em 1922, com a Semana de Arte Moderna. O movimento representou o momento de transição e de preparação para a fase de emancipação da literatura brasileira, o Modernismo. (Exercícios: Pré-modernismo)

O modernismo no Brasil foi iniciado com a Semana de Arte Moderna de 1920. O movimento pretendia criar uma identidade nacional e regional. (Exercícios:  Modernismo)

19 comentários:

  1. Excelente plataforma! <3

    ResponderExcluir
  2. Deus seja louvado! Que o senhor abençoe todos os Adms!

    ResponderExcluir
  3. Tô aplaudindo essa plataforma de pé !

    ResponderExcluir
  4. MELHOR SITE NÃO TEM, QUE DEUS ABENÇOE TODOS OS ADMS.

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso esse site,que esses administradores continue com esse serviço

    ResponderExcluir
  6. Os administradores deste site estão de parabéns! Visito vários, mas este é maravilhoso! Palavras que definem os administradores deste espaço virtual: G E N E R O S I D A D E, A L T R U Í S M O, C O M P E T Ê N C I A, etc, etc. Que Deus lhes proporcione o melhor desta vida! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Futuramente se precisam de alguém para ajudar conte comigo! :D

      Excluir
  7. MELHOR SITE DA VIDA. PARABENS, DEUS ABENÇOE VCS TODOS.

    ResponderExcluir