Literatura jesuíta

Literatura dos jesuítas, como o próprio título indica, foi criada pelos Jesuítas e era voltada principalmente para o trabalho de catequese.

O título de catequizar o "gentio" e, mais tarde, a serviço da Contra-Reforma Católica, os jesuítas logo cedo se fizeram presentes em terras brasileiras. Marcaram essa presença não só pelo trabalho de aculturação indígena, mas também através da produção literária, constituída de poesias de fundamentação religiosa, intelectual despojadas, simples no vocabulário, fácil e ingênuo.

Como consequência da Contrarreforma, chegam, em 1549, os primeiros jesuítas ao Brasil. Incumbidos de catequizar os índios e de instalar o ensino público no país, fundaram os primeiros colégios, que foram, durante muito tempo, a única atividade intelectual existente na colônia.

Também através do teatro, catequizador e por isso mesmo pedagógico, os jesuítas realizaram seu trabalho. As peças, escritas em medida velha, mesclam dogmas católicos com usos indígenas para que, gradativamente, verdades cristãs fossem sendo inseridas e assimiladas pelos índios. O autor mais importante dessa atividade é o Padre José de Anchieta. Além de autor dramático, foi também poeta e pesquisador da cultura indígena, chegando a escrever um dicionário da língua tupi-guarani.

Em suas peças, Anchieta explorava o tema religioso, quase sempre opondo os demônios indígenas, que colocavam as aldeias em perigo, aos santos católicos, que vinham salvá-las.

A literatura jesuítica foi consequência da Contrarreforma.

A principal preocupação dos jesuítas era o trabalho de catequese, objetivo que determinou toda a sua produção literária, tanto na poesia como no teatro.

(https://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_dos_jesu%C3%ADtas <acessado em 29JUN16>)

Principais Características
  • As principais caraterísticas da literatura de catequese (jesuítica) são:
  • Literatura de caráter documental e religioso
  • Crônicas históricas, de viagens, teatro pedagógico e poesia Didática
  • Textos informativos e descritivos
  • Linguagem simples
  • Temas cotidianos e religiosos pautados na fundamentação religiosa cristã


EXERCÍCIOS

01. (Santa Casa) – Assinale a incorreta:

A) A literatura de viagens constitui valioso documento do Brasil-Colônia.
B) Na literatura de viagens encontramos informações sobre a natureza e o homem brasileiro.
C) Os primeiros escritos sobre o Brasil pertencem à categoria de literatura, uma vez que notamos neles preocupações estéticas.
D) O mito ufanista é representado pelo louvor à terra fértil e a natureza como algo exuberante.

02. (Cesgranrio) – Assinale com C as afirmações certas e com E as erradas.

(   ) A estrutura social gerada no Brasil durante os primeiros tempos da colonização permitiu um desenvolvimento cultural extraordinariamente rico e fecundo.

(    ) Nos primeiros séculos, os ciclos de ocupação e de exploração formaram ilhas sociais (Bahia, Pernambuco, Minas, Rio de Janeiro, São Paulo), que deram à Colônia a fisionomia de um arquipélago cultural.

(     ) A literatura dos cronistas portugueses interessa como conhecimento das raízes da terra, do índio e do colono português, modernistas como Oswald de Andrade e Mário de Andrade os recuperam para reagir contra a europeização da cultura brasileira.

(     ) Nos dois primeiros séculos do Brasil produziu-se uma literatura documental que se desdobra em duas vertentes: o ufanismo e o realismo. À primeira estão ligados cronistas como Pero Magalhães Gândavo e Gabriel Soares de Sousa; à segunda, vinculam-se os textos escritos pelo Frei Vicente do Salvador e por Antonil, pseudônimo do jesuíta italiano João Antônio Andreoni.

(    ) A poesia de Anchieta se marca pelo lirismo ingênuo, desprovida de qualquer maior fantasia, complexidade ou substância mental.
A sequência correta é:

A)    C, C, C, C, C
B)     C, E, C, E, C
C)     E, C, C, C, C
D)    E, C, C, E, C
E)     E, C, E, C, C

03. (Cescem) – “Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem”.

No texto acima notamos:

A)    que Pero Vaz Caminha assume a atitude de um observador frio.
B)     que Caminha se empolga pelas coisas da terra.
C)     que o escritor descobriu águas-marinhas.
D)    Caminha apenas está atento ao que vê, desprezando o entusiasmo tão comum da época.

04. (USP) – Sobre o padre Anchieta podemos dizer que:

A)    foi autor de Prosopopéia.
B)     foi o autor de um poema em louvor à Virgem e de um poema de cunho encomiástico, louvando a figura de Mem de Sá.
C)     foi o autor de “Auto de Pregação Universal”, peça de cunho nitidamente clássico, demonstrando que Anchieta assimilou profundamente o Classicismo.
D)    sua poesia tem como ponto alto Diálogos das Grandezas do Brasil.

05. (FUVEST) – Relacione a coluna da esquerda com a da direita.

1. Tratado Descritivo do Brasil

2. Meu Cativeiro entre os Índios do Brasil

3. Cartas do Brasil

4. Diário da Navegação

5. História da Província da Santa Cruz

6. Tratado da Terra e da Gente do Gente

(  ) Pero Magalhães Gândavo

(  ) Fernão Cardim

(  ) Gabriel Soares de Sousa

(  ) Hans Staden

(  ) Pero Lopes de Sousa

(  ) Manuel da Nóbrega

A sequência correta é:

A) 5, 6, 1, 4, 2, 3
B) 6, 1, 4, 3, 2, 5
C) 5, 6, 1, 2, 3, 4
D) 5, 6, 1, 2, 4, 3
E) 1, 6, 5, 2, 4, 3

06. (Cescem) – A literatura brasileira do período colonial, em seus primeiros tempos, teve como preocupação acentuada a catequese do selvagem.

É o que se vê revelado:

A)    nos Diálogos das Grandezas do Brasil
B)     na Prosopopéia
C)     no teatro de Anchieta
D)    no Tratado da Terra do Brasil
E)     no poemeto épico Uruguai

07.  (UF Viçosa) – Não houve desenvolvimento literário no Brasil-Colônia porque…

Assinale a incorreta:

A)    o isolamento das capitanias e seu desenvolvimento irregular dificultou o contato entre escritores.
B)     inexistência, praticante, da vida urbana.
C)     Portugal sempre manteve o Brasil afastado das influências culturais de outros países.
D)    a imitação estrangeira dificultou a imaginação de nossos escritores.

08. (UNIV. FED. DE SANTA MARIA) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:

A)    É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.
B)     Inicia com Prosopopéia, de Bento Teixeira.
C)     É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.
D)    Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica.
E)     Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo.

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RESPOSTAS: 01 - C | 02 - C | 03 - B | 04 - B | 05 - D | 06 - C | 07 - D | 08 - C



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