SIMULADO DE QUÍMICA - EsPCEx/1 - GABARITO

01. QUESTÃO

02. QUESTÃO

03. QUESTÃO

04. QUESTÃO

O fosgênio é um gás extremamente venenoso, tendo sido usado em combates durante a Primeira Guerra Mundial como agente químico de guerra. É assim chamado porque foi primeiro preparado pela ação da luz do sol em uma mistura dos gases monóxido de carbono (CO) e cloro (Cl2), conforme a equação balanceada da reação descrita a seguir: CO (g) + Cl2 (g) → COCl2 (g).

Em um reator foram dispostos 560 g de monóxido de carbono e 355 g de cloro. Admitindo-se a reação entre o monóxido de carbono e o cloro com rendimento de 100 % da reação e as limitações de reagentes, a massa de fosgênio produzida é de

Dados: - massas atômicas: C = 12 u ; Cl = 35,5 u; O = 16 u

[A] 228 g
[B] 495 g
[C] 654 g
[D] 832 g
[E] 928 g

05. QUESTÃO

O fosgênio é um gás extremamente venenoso, tendo sido usado em combates durante a Primeira Guerra Mundial como agente químico de guerra. É assim chamado porque foi primeiro preparado pela ação da luz do sol em uma mistura dos gases monóxido de carbono (CO) e cloro (Cl2), conforme a equação balanceada da reação descrita a seguir: CO (g) + Cl2 (g) → COCl2 (g).

Considerando os dados termoquímicos empíricos de energia de ligação das espécies, a entalpia da reação de síntese do fosgênio é

Dados:

[A] + 522 kJ
[B] - 78 kJ
[C] - 300 kJ
[D] + 100 kJ
[E] - 141 kJ

06. QUESTÃO

Um átomo neutro do elemento químico genérico A, ao perder 2 elétrons forma um cátion bivalente, contendo 36 elétrons. O número atômico deste átomo A é

[A] 36
[B] 42
[C] 34
[D] 40
[E] 38

07. QUESTÃO

O cobre é uma substância que possui elevado potencial de redução e no seu estado metálico sofre pouco em termos de oxidação frente a ácidos, não sendo oxidado pela maioria deles.
Todavia, ele é oxidado na presença de ácido nítrico, conforme mostra a equação não balanceada de uma das possíveis reações:

Após o balanceamento da equação com os coeficientes estequiométricos (menores números inteiros) a soma destes coeficientes será igual a

[A] 14
[B] 18
[C] 20
[D] 24
[E] 26

08. QUESTÃO

Na indústria de alimentos, para se evitar que a massa de pães e biscoitos fique com aspecto amarelado, utiliza-se como aditivo, um ácido orgânico fraco monoprótico, o propanóico. Considerando a constante de ionização do ácido propanóico igual a 1,0·10-5 e as condições de temperatura e pressão de 25 ºC e 1 atm, o pH aproximado de uma solução de concentração 0,001 mol/L desse ácido é

[A] 2
[B] 4
[C] 6
[D] 7
[E] 8

09. QUESTÃO

“Uma amostra de açúcar exposta ao oxigênio do ar pode demorar muito tempo para reagir.  Entretanto, em nosso organismo, o açúcar é consumido em poucos segundos quando entra em contato com o oxigênio. Tal fato se deve à presença de enzimas que agem sobre as moléculas do açúcar, criando estruturas que reagem mais facilmente com o oxigênio ...”. 
(Referência: adaptado de Usberco e Salvador,Química, vol 2, FTD, SP, pág 377, 2009.)

Baseado no texto acima, a alternativa que justifica corretamente a ação química dessas enzimas é:

[A] As enzimas atuam como inibidoras da reação, por ocasionarem a diminuição da energia de ativação do processo e, consequentemente, acelerarem a reação entre o açúcar e o oxigênio.
[B] As enzimas atuam como inibidoras da reação, por ocasionarem o aumento da energia de ativação do processo e, consequentemente, acelerarem a reação entre o açúcar e o oxigênio.
[C] As enzimas atuam como catalisadores da reação, por ocasionarem o aumento da energia de ativação do processo, fornecendo mais energia para o realização da reação entre o açúcar e o oxigênio.
[D] As enzimas atuam como catalisadores da reação, por ocasionarem a diminuição da energia de ativação do processo, provendo rotas alternativas de reação menos energéticas, acelerando a reação entre o açúcar e o oxigênio.
[E] As enzimas atuam como catalisadores da reação, por ocasionarem a diminuição da energia de ativação do processo ao inibirem a ação oxidante do oxigênio, desacelerando a reação entre o açúcar e o oxigênio.

10. QUESTÃO

O ácido clorídrico (HCl) reage com alguns metais. Ao reagir com o magnésio metálico (Mgº), forma como produtos um gás inflamável/explosivo e um sal. Os nomes destes produtos formados são, respectivamente:

[A] gás cloro e clorato de magnésio.
[B] gás hidrogênio e clorato de magnésio.
[C] gás oxigênio e cloreto de magnésio.
[D] gás hidrogênio e cloreto de magnésio.
[E] gás cloro e clorito de magnésio.

Um comentário:

  1. Queria saber o desenvolvimento da questão 5. alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir