01. QUESTÃO
As primeiras peças teatrais portuguesas escritas com objetivo de serem levadas a público são de autoria de:
A) Manuel Maria Barbosa du Bocage.
B) Paio Soares de Taveirós.
C) D. Diniz.
D) Camões.
E) Gil Vicente.
02. QUESTÃO
Texto 1
“Transforma-se o amador na cousa amada,
Por virtude de muito imaginar;
Não tenho logo mais que desejar,
Pois em mim tenho a parte desejada.”
Texto 2
“Faz a imaginação de um bem amado
Que nele se transforme o peito amante;
Daqui vem, que a minha alma delirante
Se não distingue já do meu cuidado.”
(Luís Vaz de Camões)
(Cláudio Manuel da Costa)
Comparando os textos 1 e 2, pode-se afirmar que
A) o primeiro refere-se ao amor espiritual, platônico; o segundo, ao erótico, sensual.
B) ambos desenvolvem o tema erótico, sensual, disfarçado em pureza de sentimentos.
C) ambos desenvolvem o mesmo tema: os afetos pela amada, num plano platônico.
D) ambos exprimem decepção amorosa, já que o amor é apenas fruto da imaginação.
E) o segundo ironiza o primeiro, pois a visão de amor neste não passa de delírio.
03. QUESTÃO
“ ‘Vais encontrar o mundo’, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. ‘Coragem para a luta!’
Bastante experimentei depois a verdade deste aviso, que me despia, num gesto, das ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho que é o regime do amor doméstico, diferente do que se encontra fora, tão diferente, que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental, com a vantagem única de fazer mais sensível a criatura à impressão rude do primeiro ensinamento, têmpera brusca da vitalidade na influência de um novo clima rigoroso. (…) Eu tinha onze anos.”
O Ateneu, romance do qual foi extraído o fragmento, foi publicado em 1888. Sobre esta obra, considerando o autor, a escola literária vigente na época e suas características, pode-se afirmar que
A) foi escrita por Machado de Assis, em pleno período realista, o que pode ser comprovado pelas
ironias presentes no fragmento.
B) seu autor é Raul Pompéia, maior representante do Parnasianismo, que é uma escola racionalista, e
isso se comprova pela quase ausência de adjetivos no fragmento.
C) é de autoria de Aluísio Azevedo, que também escreveu O cortiço, um outro romance experimentalista, característica básica do Naturalismo.
D) é uma das muitas de Machado de Assis, em que o pessimismo e a análise psicológica da personagem trazem a marca do Realismo.
E) é a mais famosa de Raul Pompéia, na qual o autor afasta-se do Naturalismo, apesar de manter algumas características desse estilo.
04. QUESTÃO
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o Mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem se algum houve, as saudades.
O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.
(…)
(Luís Vaz de Camões)
Na lírica de Camões, o mundo geralmente é dinâmico, sujeito a constantes mudanças.
Nesse poema, a passagem do tempo
A) é causa de inevitável sofrimento para as pessoas.
B) aparece na natureza como algo imprevisível.
C) põe em relevo a visão platônica do amor.
D) permite ao homem controlar as mudanças da natureza.
E) não atinge o ser humano, pois este é dotado de razão.
05. QUESTÃO
Aqui um regato
Corria sereno
Por margens cobertas
de flores e feno;
à esquerda se erguia
um bosque fechado,
e o tempo apressado,
que nada respeita,
já tudo mudou.
São estes os sítios?
São estes; mas eu
O mesmo não sou.
Marília, tu chamas?
Espera, que eu vou.
As características presentes no texto permitem identificá-lo como pertencente ao
A) Arcadismo e de autoria de Tomás Antônio Gonzaga.
B) Romantismo e de autoria de Álvares de Azevedo.
C) Simbolismo e de autoria de João da Cruz e Sousa.
D) Arcadismo e de autoria de Cláudio Manuel da Costa.
E) Romantismo e de autoria de Gonçalves Dias.
06. QUESTÃO
A CAROLINA
1 Querida, ao pé do leito derradeiro
2 Em que descansas dessa longa vida,
3 Aqui venho e virei, pobre querida,
4 Trazer-te o coração do companheiro.
5 Pulsa-lhe aquele afeto derradeiro
6 Que, a despeito de toda a humana lida,
7 Fez a nossa existência apetecida
8 E num recanto pôs o mundo inteiro.
9 Trago-te flores – restos arrancados
10 Da terra que nos viu passar unidos
11 E ora mortos nos deixa e separados.
12 Que eu, se tenho nos olhos malferidos
13 Pensamentos de vida formulados,
14 São pensamentos idos e vividos.
(Machado de Assis)
Nesse poema, é correto afirmar que o eu-lírico
A) comenta com um amigo as saudades que sente da amada, que partira para sempre.
B) dirige-se a sua amada, que se encontra muito doente.
C) leva flores à amada como um pedido de reconciliação por alguma falta cometida.
D) faz uma promessa à beira do túmulo onde jaz a sua amada.
E) demonstra saudade e arrependimento por não ter tido tempo de declarar o seu amor.
07. QUESTÃO
O paralelismo, uma técnica de construção literária nas cantigas trovadorescas, consistiu em:
A) unir duas ou mais cantigas com temas paralelos e recitá-las em simultaneidade.
B) um conjunto de estrofes ou um par de dísticos em que sempre se procura dizer a mesma ideia.
C) apresentar as cantigas, nas festas da corte, sempre com o acompanhamento de um coro.
D) reduzir todo o refrão a um dístico.
E) pressupor que há sempre dois elementos paralelos que se digladiam verbalmente.
08. QUESTÃO
“O incêndio – leão ruivo, ensangüentado,
A juba, a crina atira desgrenhado
Aos pampeiros dos céus!...
Travou-se o pugilato... e o cedro tomba...
Queimado..., retorcendo na hecatomba
Os braços para Deus.
A queimada! A queimada é uma fornalha!
A irara – pula; o cascavel – chocalha...
Raiva, espuma o tapir!
...E às vezes sobre o cume de um rochedo
A corsa e o tigre – náufragos do medo –
Vão trêmulos se unir!”
Esse fragmento de poema apresenta características literárias da poesia
A) romântica condoreira, pela humanização da natureza, incontinência verbal, e pela presença de hipérboles e metáforas, com imagens grandiosas.
B) ultra-romântica, pelo tom suave e melancólico com que descreve a destruição da natureza, descambando para o medo, o pessimismo e a melancolia.
C) barroca, pelo jogo de metáforas, encadeadas através de antíteses e paradoxos, retratando conflito, dúvida, incerteza, ódio e religiosidade.
D) arcádica, pelo descritivismo, pela objetividade, ausência de emoção, e pela identificação entre sentimentos do poeta e a natureza.
E) da primeira fase romântica brasileira, quando se une a exaltação da natureza, sentimentalismo e religiosidade, através de uma linguagem acessível, conforme a simplicidade do tema.
09. QUESTÃO
“Ah! Não, minha Marília,
Aproveite-se o tempo, antes que faça
O estrago de roubar ao corpo as forças,
E ao semblante a graça!”
Os versos acima refletem bem o espírito do Arcadismo. Trata-se de
A) “locus amoenus”
B) “inutilia truncat”
C) “fugere urbem”
D) “carpe diem”
E) “aurea mediocritas”
10. QUESTÃO
“O Piaga nos disse que breve seria,
A que nos afliges cruel punição;
E os teus inda vagam por serras por vales,Buscando um asilo por ínvio sertão
Descobre o teu rosto, ressurjam os bravos,
Que eu vi combatendo no albor da manhã;
Conheçam-te os feros, confessem vencidos
Que és grande e te vingas, que és Deus, ó Tupã!
Nas estrofes acima, é possível reconhecer o estilo de:
A) Gonçalves Dias
B) José de Alencar
C) Castro Alves
D) Tomás Antônio Gonzaga
E) Padre Anchieta
11. QUESTÃO
Introdutor da técnica realista do romance em Portugal
A) Antero de Quental
B) Almeida Garrett
C) Eça de Queirós
D) Fialho de Almeida
E) Camilo Castelo Branco
12. QUESTÃO
Dos poetas românticos abaixo, a indicação dos temas predominantes em suas obras está
corretamente indicada em
A) Casimiro de Abreu - preocupações sociais, indianismo
B) Gonçalves Dias- religiosidade e exaltação à morte
C) Fagundes Varela – lembrança da pátria e da infância
D) Castro Alves – fuga da realidade, idealização da infância
E) Alvares de Azevedo – negativismo boêmio, exaltação da morte
13. QUESTÃO
I – Martins Pena foi, no teatro romântico brasileiro, o nosso primeiro autor popular, escrevendo comédias de costumes.
II – Manuel Antônio de Almeida é um autor de destaque dentro do Romantismo brasileiro, por ter caracterizado muito bem o herói romântico, verdadeiro modelo de virtudes;
III – Júlio Diniz é um dos mais importantes autores do Romantismo português, explorando essencialmente a linha do romance histórico.
IV – Franklin Távora, dentro do Romantismo brasileiro, enquadra-se na linha regionalista, ambientando sua obra no Nordeste.
Em relação às afirmações acima, estão corretas
A) I e II
B) II e III
C) III e IV
D) I e IV
E) II e III
14. QUESTÃO
Assinale a alternativa correta em relação ao Quinhentismo brasileiro.
A) É um período bastante produtivo da literatura brasileira, com importantes poetas exaltando as qualidades da nova terra.
B) É o primeiro movimento literário ocorrido no Brasil, tendo como destaque o poeta Basílio da Gama. É uma escola de exaltação do sentimento de brasilidade.
C) É um período em que não se pode falar numa literatura brasileira, e sim em literatura ligada ao Brasil mas que reflete as ambições e intenções do homem europeu.
D) É composta de crônicas de viagem e de uma vasta produção jesuítica, com objetivos de descrever o interior do Brasil e converter índios e negros à fé católica.
E) É uma fase inicial da nossa literatura, mas essencial para a formação cultural brasileira pela qualidade dos poemas e romances nela produzidos.
15. QUESTÃO
Assinale a alternativa incorreta com respeito ao Trovadorismo em Portugal:
A) nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino.
B) nas cantigas de amor, há o reflexo do relacionamento entre senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e extrema submissão.
C) a influência dos trovadores provençais é nítida nas cantigas de amor galego-portuguesas.
D) durante o trovadorismo, ocorre a separação entre poesia e música.
E) muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o nome de cancioneiros.
___________________________________________________
GABARITO
|1 - E | 2 - C| 3 - E | 4 - A | 5 - A | 6 - D | 7 - B| 8 - A| 9 - D | 10 - A | 11 - C | 12 - E | 13 - D | 14 - C | 15 - D |
As primeiras peças teatrais portuguesas escritas com objetivo de serem levadas a público são de autoria de:
A) Manuel Maria Barbosa du Bocage.
B) Paio Soares de Taveirós.
C) D. Diniz.
D) Camões.
E) Gil Vicente.
02. QUESTÃO
Texto 1
“Transforma-se o amador na cousa amada,
Por virtude de muito imaginar;
Não tenho logo mais que desejar,
Pois em mim tenho a parte desejada.”
Texto 2
“Faz a imaginação de um bem amado
Que nele se transforme o peito amante;
Daqui vem, que a minha alma delirante
Se não distingue já do meu cuidado.”
(Luís Vaz de Camões)
(Cláudio Manuel da Costa)
Comparando os textos 1 e 2, pode-se afirmar que
A) o primeiro refere-se ao amor espiritual, platônico; o segundo, ao erótico, sensual.
B) ambos desenvolvem o tema erótico, sensual, disfarçado em pureza de sentimentos.
C) ambos desenvolvem o mesmo tema: os afetos pela amada, num plano platônico.
D) ambos exprimem decepção amorosa, já que o amor é apenas fruto da imaginação.
E) o segundo ironiza o primeiro, pois a visão de amor neste não passa de delírio.
03. QUESTÃO
“ ‘Vais encontrar o mundo’, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. ‘Coragem para a luta!’
Bastante experimentei depois a verdade deste aviso, que me despia, num gesto, das ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho que é o regime do amor doméstico, diferente do que se encontra fora, tão diferente, que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental, com a vantagem única de fazer mais sensível a criatura à impressão rude do primeiro ensinamento, têmpera brusca da vitalidade na influência de um novo clima rigoroso. (…) Eu tinha onze anos.”
O Ateneu, romance do qual foi extraído o fragmento, foi publicado em 1888. Sobre esta obra, considerando o autor, a escola literária vigente na época e suas características, pode-se afirmar que
A) foi escrita por Machado de Assis, em pleno período realista, o que pode ser comprovado pelas
ironias presentes no fragmento.
B) seu autor é Raul Pompéia, maior representante do Parnasianismo, que é uma escola racionalista, e
isso se comprova pela quase ausência de adjetivos no fragmento.
C) é de autoria de Aluísio Azevedo, que também escreveu O cortiço, um outro romance experimentalista, característica básica do Naturalismo.
D) é uma das muitas de Machado de Assis, em que o pessimismo e a análise psicológica da personagem trazem a marca do Realismo.
E) é a mais famosa de Raul Pompéia, na qual o autor afasta-se do Naturalismo, apesar de manter algumas características desse estilo.
04. QUESTÃO
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o Mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem se algum houve, as saudades.
O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.
(…)
(Luís Vaz de Camões)
Na lírica de Camões, o mundo geralmente é dinâmico, sujeito a constantes mudanças.
Nesse poema, a passagem do tempo
A) é causa de inevitável sofrimento para as pessoas.
B) aparece na natureza como algo imprevisível.
C) põe em relevo a visão platônica do amor.
D) permite ao homem controlar as mudanças da natureza.
E) não atinge o ser humano, pois este é dotado de razão.
05. QUESTÃO
Aqui um regato
Corria sereno
Por margens cobertas
de flores e feno;
à esquerda se erguia
um bosque fechado,
e o tempo apressado,
que nada respeita,
já tudo mudou.
São estes os sítios?
São estes; mas eu
O mesmo não sou.
Marília, tu chamas?
Espera, que eu vou.
As características presentes no texto permitem identificá-lo como pertencente ao
A) Arcadismo e de autoria de Tomás Antônio Gonzaga.
B) Romantismo e de autoria de Álvares de Azevedo.
C) Simbolismo e de autoria de João da Cruz e Sousa.
D) Arcadismo e de autoria de Cláudio Manuel da Costa.
E) Romantismo e de autoria de Gonçalves Dias.
06. QUESTÃO
A CAROLINA
1 Querida, ao pé do leito derradeiro
2 Em que descansas dessa longa vida,
3 Aqui venho e virei, pobre querida,
4 Trazer-te o coração do companheiro.
5 Pulsa-lhe aquele afeto derradeiro
6 Que, a despeito de toda a humana lida,
7 Fez a nossa existência apetecida
8 E num recanto pôs o mundo inteiro.
9 Trago-te flores – restos arrancados
10 Da terra que nos viu passar unidos
11 E ora mortos nos deixa e separados.
12 Que eu, se tenho nos olhos malferidos
13 Pensamentos de vida formulados,
14 São pensamentos idos e vividos.
(Machado de Assis)
Nesse poema, é correto afirmar que o eu-lírico
A) comenta com um amigo as saudades que sente da amada, que partira para sempre.
B) dirige-se a sua amada, que se encontra muito doente.
C) leva flores à amada como um pedido de reconciliação por alguma falta cometida.
D) faz uma promessa à beira do túmulo onde jaz a sua amada.
E) demonstra saudade e arrependimento por não ter tido tempo de declarar o seu amor.
07. QUESTÃO
O paralelismo, uma técnica de construção literária nas cantigas trovadorescas, consistiu em:
A) unir duas ou mais cantigas com temas paralelos e recitá-las em simultaneidade.
B) um conjunto de estrofes ou um par de dísticos em que sempre se procura dizer a mesma ideia.
C) apresentar as cantigas, nas festas da corte, sempre com o acompanhamento de um coro.
D) reduzir todo o refrão a um dístico.
E) pressupor que há sempre dois elementos paralelos que se digladiam verbalmente.
08. QUESTÃO
“O incêndio – leão ruivo, ensangüentado,
A juba, a crina atira desgrenhado
Aos pampeiros dos céus!...
Travou-se o pugilato... e o cedro tomba...
Queimado..., retorcendo na hecatomba
Os braços para Deus.
A queimada! A queimada é uma fornalha!
A irara – pula; o cascavel – chocalha...
Raiva, espuma o tapir!
...E às vezes sobre o cume de um rochedo
A corsa e o tigre – náufragos do medo –
Vão trêmulos se unir!”
Esse fragmento de poema apresenta características literárias da poesia
A) romântica condoreira, pela humanização da natureza, incontinência verbal, e pela presença de hipérboles e metáforas, com imagens grandiosas.
B) ultra-romântica, pelo tom suave e melancólico com que descreve a destruição da natureza, descambando para o medo, o pessimismo e a melancolia.
C) barroca, pelo jogo de metáforas, encadeadas através de antíteses e paradoxos, retratando conflito, dúvida, incerteza, ódio e religiosidade.
D) arcádica, pelo descritivismo, pela objetividade, ausência de emoção, e pela identificação entre sentimentos do poeta e a natureza.
E) da primeira fase romântica brasileira, quando se une a exaltação da natureza, sentimentalismo e religiosidade, através de uma linguagem acessível, conforme a simplicidade do tema.
09. QUESTÃO
“Ah! Não, minha Marília,
Aproveite-se o tempo, antes que faça
O estrago de roubar ao corpo as forças,
E ao semblante a graça!”
Os versos acima refletem bem o espírito do Arcadismo. Trata-se de
A) “locus amoenus”
B) “inutilia truncat”
C) “fugere urbem”
D) “carpe diem”
E) “aurea mediocritas”
10. QUESTÃO
“O Piaga nos disse que breve seria,
A que nos afliges cruel punição;
E os teus inda vagam por serras por vales,Buscando um asilo por ínvio sertão
Descobre o teu rosto, ressurjam os bravos,
Que eu vi combatendo no albor da manhã;
Conheçam-te os feros, confessem vencidos
Que és grande e te vingas, que és Deus, ó Tupã!
Nas estrofes acima, é possível reconhecer o estilo de:
A) Gonçalves Dias
B) José de Alencar
C) Castro Alves
D) Tomás Antônio Gonzaga
E) Padre Anchieta
11. QUESTÃO
Introdutor da técnica realista do romance em Portugal
A) Antero de Quental
B) Almeida Garrett
C) Eça de Queirós
D) Fialho de Almeida
E) Camilo Castelo Branco
12. QUESTÃO
Dos poetas românticos abaixo, a indicação dos temas predominantes em suas obras está
corretamente indicada em
A) Casimiro de Abreu - preocupações sociais, indianismo
B) Gonçalves Dias- religiosidade e exaltação à morte
C) Fagundes Varela – lembrança da pátria e da infância
D) Castro Alves – fuga da realidade, idealização da infância
E) Alvares de Azevedo – negativismo boêmio, exaltação da morte
13. QUESTÃO
I – Martins Pena foi, no teatro romântico brasileiro, o nosso primeiro autor popular, escrevendo comédias de costumes.
II – Manuel Antônio de Almeida é um autor de destaque dentro do Romantismo brasileiro, por ter caracterizado muito bem o herói romântico, verdadeiro modelo de virtudes;
III – Júlio Diniz é um dos mais importantes autores do Romantismo português, explorando essencialmente a linha do romance histórico.
IV – Franklin Távora, dentro do Romantismo brasileiro, enquadra-se na linha regionalista, ambientando sua obra no Nordeste.
Em relação às afirmações acima, estão corretas
A) I e II
B) II e III
C) III e IV
D) I e IV
E) II e III
14. QUESTÃO
Assinale a alternativa correta em relação ao Quinhentismo brasileiro.
A) É um período bastante produtivo da literatura brasileira, com importantes poetas exaltando as qualidades da nova terra.
B) É o primeiro movimento literário ocorrido no Brasil, tendo como destaque o poeta Basílio da Gama. É uma escola de exaltação do sentimento de brasilidade.
C) É um período em que não se pode falar numa literatura brasileira, e sim em literatura ligada ao Brasil mas que reflete as ambições e intenções do homem europeu.
D) É composta de crônicas de viagem e de uma vasta produção jesuítica, com objetivos de descrever o interior do Brasil e converter índios e negros à fé católica.
E) É uma fase inicial da nossa literatura, mas essencial para a formação cultural brasileira pela qualidade dos poemas e romances nela produzidos.
15. QUESTÃO
Assinale a alternativa incorreta com respeito ao Trovadorismo em Portugal:
A) nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino.
B) nas cantigas de amor, há o reflexo do relacionamento entre senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e extrema submissão.
C) a influência dos trovadores provençais é nítida nas cantigas de amor galego-portuguesas.
D) durante o trovadorismo, ocorre a separação entre poesia e música.
E) muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o nome de cancioneiros.
___________________________________________________
GABARITO
|1 - E | 2 - C| 3 - E | 4 - A | 5 - A | 6 - D | 7 - B| 8 - A| 9 - D | 10 - A | 11 - C | 12 - E | 13 - D | 14 - C | 15 - D |
É Alvarez de Azevedo negativismo
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