Uma das principais conseqüências da União Ibérica (1580 - 1640) para o Brasil foi:
A - a decadência do bandeirantismo como atividade de penetração, já que o Tratado de Tordesilhas deixou de funcionar;
B - o desenvolvimento da economia mineratória, aproveitando-se os brasileiros da experiência espanhola nesse setor;
C - a formação da Companhia Geral do Comércio de Pernambuco, por determinação direta de Filipe II;
D - a eclosão de vários movimentos nativistas de tendência emancipadora, como a Guerra dos Emboabas;
E - a invasão holandesa do Nordeste e a posterior decadência da cultura canavieira brasileira, com a fixação dos holandeses nas Antilhas.