QUESTÃO

(ESA) Processo de integração física das manchas urbanas de duas ou mais cidades que cresceram horizontalmente até os seus limites municipais, podendo ser também uma integração funcional com intensos fluxos pendulares diários de trabalhadores. Este processo é denominado:
A) segregação sócio-espacial.
B) hierarquia urbana.
C) gentrificação.
D) conurbação.
E) aglomerado subnormal.

RESPOSTA: D

3 comentários:

  1. SOLUÇÃO DA BANCA:

    O crescimento demográfico das grandes cidades e dos núcleos urbanos dos seus arredores gerou processos de conurbação. Na conurbação, pode ocorrer a integração física das manchas urbanas, de modo que as estradas que conectavam núcleos distintos são incorporadas como avenidas de uma única aglomeração. Exemplo: Niterói e São Gonçalo. A conurbação pode-se dar também através da integração funcional de cidades que permanecem separadas por áreas rurais, mas se conectam fortemente por fluxos pendulares diários de trabalhadores. Exemplo: Sorocaba e Itú.

    - A segregação sócio-espacial: é a ocupação diferenciada do espaço urbano por diferentes segmentos sociais, de
    acordo com o poder aquisitivo. O elemento que define a segregação espacial é o preço dos terrenos e dos imóveis. O espaço urbano apresenta, de um lado, bairros elegantes, com melhor infraestrutura e bem localizados, mais caros e destinados a classes sociais de maior poder aquisitivo. Porém apresenta, de outro lado, bairros periféricos, distantes, carentes, com infraestrutura deficiente, onde vivem os segmentos de menor poder aquisitivo. Exemplo: condomínios fechados de um lado e aglomerados subnormais (favelas) de outro lado, às vezes, até próximos.

    - A hierarquia urbana: é a posição de uma cidade em relação às demais cidades de uma rede urbana. A posição da cidade se dá pelo alcance ou extensão dos serviços e produtos que ela oferece ao conjunto da rede, isto é, pela sua capacidade de polarização do espaço regional. Exemplo: a cidade do Rio de Janeiro comanda a rede urbana do estado do Rio de Janeiro, isto é, está no topo da hierarquia urbana.

    - Gentrificação: é o enobrecimento de certas zonas ou bairros da cidade, que receberam investimentos ou passaram por projetos de revitalização urbana, produzindo uma valorização de terrenos, casas e apartamentos, tornando mais difícil a permanência de antigos moradores com menor renda. Esses moradores se mudam para bairros mais pobres e baratos, sendo substituídos por moradores de maior renda. Ocorre, então, uma mudança do perfil social do bairro.

    - Aglomerado subnormal: é o termo utilizado pelo IBGE para se referir às favelas. São unidades habitacionais carentes, com precariedade de serviços públicos essenciais, ocupando ou tendo ocupado, até período recente, terreno de propriedade alheia (pública ou particular) e estando dispostas de forma desordenada e densa, fora dos padrões vigentes, refletido por vias de circulação estreitas e de alinhamento irregular, lotes de tamanhos e formas desiguais e construções não regularizadas por órgãos públicos.

    ResponderExcluir