QUESTÃO

(ENEM) Torna-se claro que quem descobriu a África no Brasil, muito antes dos europeus, foram os próprios africanos trazidos como escravos. E esta descoberta não se restringia apenas ao reino linguístico, estendia-se também a outras áreas culturais, inclusive à da religião. Há razões para pensar que os africanos, quando misturados e transportados ao Brasil, não demoraram em perceber a existência entre si de elos culturais mais profundos.
SLENES, R. Malungu, ngoma vem! África coberta e descoberta do Brasil. Revista UsP. n. 12, dez./jan./fev. 1991-92 (adaptado).

Com base no texto, ao favorecer o contato de indivíduos de diferentes partes da África, a experiência da escravidão no Brasil tornou possível a
a) formação de uma identidade cultural afro-brasileira.
b) superação de aspectos culturais africanos por antigas tradições europeias.
c) reprodução de conflitos entre grupos étnicos africanos.
d) manutenção das características culturais específicas de cada etnia.
e) resistência à incorporação de elementos culturais indígenas.


RESOLUÇÃO:

O Brasil guarda a herança da escravidão africana: é o país que teve o maior número de escravos e, portanto, apresenta hoje um grande número de afrodescendentes. A formação de uma identidade cultural afro-brasileira é uma marca constitutiva da cultura brasileira na sua amplitude. As resistências, sejam elas simbólicas ou materiais, estiveram e ainda estão na esteira das reivindicações por uma inclusão que não se fez sem luta e marcou profundamente a História do Brasil.

RESPOSTA: A

Nenhum comentário:

Postar um comentário