QUESTÃO

(ENEM) Nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça.
KING Jr., M. L. Eu tenho um sonho, 28 ago. 1963. Disponível em: www.palmares.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2011 (adaptado).

O cenário vivenciado pela população negra, no sul dos Estados Unidos nos anos 1950, conduziu à mobilização social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham como expoente Martin Luther King e objetivavam
a) a conquista de direitos civis para a população negra.
b) o apoio aos atos violentos patrocinados pelos negros em espaço urbano.
c) a supremacia das instituições religiosas em meio à comunidade negra sulista.
d) a incorporação dos negros no mercado de trabalho.
e) a aceitação da cultura negra como representante do modo de vida americano.


RESOLUÇÃO:

As minorias norte-americanas reivindicaram a igualdade de direitos civis por meio de lideranças legítimas, entre as quais se destacou Martin Luther King. No século XX, mais especificamente a partir das décadas de 1950 e 1960, esses movimentos articularam-se e promoveram passeatas, comícios e outras formas de protestos, contando com a simpatia e o apoio de setores significativos da sociedade civil, organizada ou não. No contexto de crise do Estado liberal, inserido dentro da própria crise da Modernidade, essas manifestações ganharam vulto em face de suas demandas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário