(EsPCEx 2019) - QUESTÃO

Leia as estrofes a seguir e responda o que se pede.

Quando Ismália enlouqueceu
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
[...]
As asas que Deus lhe deu
Rufiaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...

Quanto às estrofes apresentadas é correto afirmar que 
a) as antíteses articulam-se em torno de desejos contraditórios e dividem-se entre a realidade espiritual concreta, atingindo o desejo simbolista de transcendência espiritual. 
b) o pessimismo constitui-se em torno do desejo de morrer, característica da segunda geração romântico, marcada pelo “mal do século”. 
c) se registra a dicotomia do homem do século XVII, crise espiritual (teocentrismo) e paganismo (antropocentrismo), característica barroca. 
d) há um resgate do racionalismo e do equilíbrio do Classicismo como forma de combater a influência do Barroco, por isso a presença de opostos: lua no céu, lua no mar, alma e céu, corpo e mar.
e) há uma preocupação formal, própria dos parnasianos que resgatam a poesia clássica, cultivando, por exemplo, o soneto, forma fixa da estrutura desta poesia.


O Simbolismo, iniciado no Brasil em 1893, com Cruz e Souza, busca na transcendência, na metafísica resgata a subjetividade e, consequentemente, o valor e a interioridade humanos, "esquecidos" com o pendor estético do parnasianismo. Assim, entendendo a mundividência anterior e a construída com o decadentismo francês, tem-se a contradição (antítese) como foco: um homem que busca emancipar a alma e o afastar-se do corpo/matéria.

2 comentários:

  1. (UNIFESP SP/2016) - O Simbolismo é, antes de tudo, antipositivista, antinaturalista e anticientificista. Com esse movimento, nota-se o despontar de uma poesia nova, que ressuscitava o culto do vago em substituição ao culto da forma e do descritivo.

    (Massaud Moisés. A literatura portuguesa, 1994. Adaptado.)

    Considerando esta breve caracterização, assinale a alternativa em que se verifica o trecho de um poema simbolista.

    a) “Estranho mimo aquele vaso! Vi-o, Casualmente, uma vez, de um perfumado Contador sobre o mármor luzidio, Entre um leque e o começo de um bordado.”
    b) “Erguido em negro mármor luzidio, Portas fechadas, num mistério enorme, Numa terra de reis, mudo e sombrio, Sono de lendas um palácio dorme.”
    c) “Ó Formas alvas, brancas, Formas claras De luares, de neves, de neblinas!... Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... Incensos dos turíbulos das aras...”
    d) “Sobre um trono de mármore sombrio, Num templo escuro e ermo e abandonado, Triste como o silêncio e inda mais frio, Um ídolo de gesso está sentado.”
    e) “É um velho paredão, todo gretado, Roto e negro, a que o tempo uma oferenda Deixou num cacto em flor ensanguentado E num pouco de musgo em cada fenda.”

    Resposta: C

    ResponderExcluir
  2. (ESPM SP/2015) Do léxico de Cruz e Sousa, especialmente o dos primeiros livros, já se disse que, além da presença explicável de termos litúrgicos, traía a obsessão do branco, fator comum a tantas de suas metáforas (…) Ao que se pode acrescer a não menor frequência de objetos luminosos ou translúcidos.

    (Alfredo Bosi, História Concisa da Literatura Brasileira)

    Os versos que confirmam de modo mais preciso as características apontadas no texto são:
    a) Ó Formas alvas, brancas. Formas claras De luares, de neves, de neblinas!... Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... Incensos dos turíbulos das aras... (“Antífona”)
    b) Para as Estrelas de cristais gelados As ânsias e os desejos vão subindo, Galgando azuis e siderais noivados De nuvens brancas a amplidão vestindo. (“Siderações”)
    c) As minhas carnes se dilaceraram E vão, das llusões que flamejaram, Com o próprio sangue fecundando as terras...(“Clamando”)
    d) Nesse lábio mordente e convulsivo, Ri, ri risadas de expressão violenta O Amor, trágico e triste, e passa, lenta, A morte, o espasmo gélido, aflitivo... (“Lésbia”)
    e) Alma! Que tu não chores e não gemas, Teu amor voltou agora. Ei-lo que chega das mansões extremas, Lá onde a loucura mora! (“Ressurreição”)

    Resposta: A

    ResponderExcluir