(EsPCEx 2023) - QUESTÃO

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) envolveu combates em todos os continentes e mares do planeta. A posição do governo de Getúlio Vargas perante a guerra foi inicialmente de indefinição, ora pendendo para um lado, ora para o outro. Em 1942, todavia, foi forçado a romper relações diplomáticas com os países do Eixo e, alguns meses depois, a declarar-lhes guerra, juntando-se aos aliados. Relativamente à participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, analise as assertivas abaixo. 
I - O Brasil participou do esforço de guerra com o envio de uma Divisão de Infantaria reforçada, a Força Expedicionária Brasileira (FEB), com aproximadamente 25.000 homens e mulheres. 
II - A FEB participou da luta contra o nazifascismo na campanha do Norte da África. 
III - O Brasil colaborou com o fornecimento de matérias-primas e autorização do uso do território brasileiro pelos aliados (bases aéreas no Nordeste). 
IV - O estopim para a entrada do Brasil na guerra foi o afundamento de diversos navios brasileiros por submarinos alemães. 
Assinale a alternativa que apresenta somente assertivas corretas. 
[A] I, II e llI. 
[B] I, lI e IV. 
[C] II, III e IV. 
[D] I, III e IV. 
[E] I, II, III e IV. 

I) ITEM CORRETO - O Brasil participou do esforço de guerra com o envio de uma Divisão de Infantaria reforçada, a Força Expedicionária Brasileira (FEB), com aproximadamente 25.000 homens e mulheres. 

II) ITEM INCORRETO - A FEB participou da luta contra o nazifascismo na campanha do Norte da África. 

A FEB participou da luta contra o nazifascismo na campanha da Itália.

III) ITEM CORRETO - O Brasil colaborou com o fornecimento de matérias-primas e autorização do uso do território brasileiro pelos aliados (bases aéreas no Nordeste). 

IV) ITEM CORRETO - O estopim para a entrada do Brasil na guerra foi o afundamento de diversos navios brasileiros por submarinos alemães. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário