(EsPCEx 2023) - QUESTÃO

Com a Proclamação da República, uma das medidas iniciais foi a criação de novos símbolos nacionais, o que levou a disputas entre grupos políticos para a escolha da nova bandeira do Brasil. Após uma versão provisória, inspirada na bandeira norte-americana (com listras verdes e amarelas), a bandeira escolhida acabou por manter o retângulo verde e o losango amarelo-ouro da bandeira imperial, mas trocando o brasão do Império por um círculo azul com estrelas, cortado por uma faixa branca com a inscrição “Ordem e Progresso”. Esse lema foi inspirado 
[A] em Rui Barbosa. 
[B] no Liberalismo. 
[C] em Santos Dumont. 
[D] no Iluminismo. 
[E] no Positivismo. 

O Positivismo originou-se do pensamento do francês Auguste Comte, que pregava “o amor como princípio, a ordem como base e o progresso por fim”.

O projeto sociopolítico do filósofo francês, August Comte, pressupunha uma evolução ordeira da sociedade, incompatível com revoluções e mudanças bruscas. No caso do Brasil, os ideais positivistas serviram para alavancar uma troca de regime, com a proclamação da República, colocando fim ao regime monárquico. Nenhum setor teve maior presença da ideologia comtiana do que as Forças Armadas, de onde saiu o vitorioso movimento republicano e a ideia de adotar o lema "ordem e progresso".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário