QUESTÃO

(ESPCEX) “Serra Pelada e Carajás são um espelho das desigualdades no País. Cem quilômetros separam uma da outra, mas o abismo social entre as duas localidades é imensurável. Enquanto em Serra Pelada não há ruas pavimentadas e a maioria das casas é de madeira, no núcleo urbano de Carajás todas as vias são asfaltadas e as moradias, de alvenaria. Em Carajás vivem cerca de 5.500 pessoas, praticamente o mesmo número que em Serra Pelada. Mas o acesso, lá, é restrito a pessoas autorizadas pela Companhia, e todos os carros são revistados na reserva florestal.”
(Adaptado de O Estado de São Paulo, 19 de Maio de 2002

A seguir estão listados alguns argumentos que tentam explicar as disparidades entre as localidades descritas.
I. “O valor de mercado do ouro extraído no local gerou um acúmulo de capital necessário à realização de benfeitorias em Carajás.”
II. “O crescimento desordenado de Serra Pelada ocorreu em meados dos anos oitenta, quando a Companhia Vale do Rio Doce deu início à exploração de ferro naquela localidade.”
III. “A situação de Carajás é reflexo de planejamento governamental, com forte investimento de capital e desenvolvimento de uma indústria extrativa.”
Considerando as características socioeconômicas que envolvem as duas localidades, podese considerar como plausível(is) apenas o(s) argumentos(s)

A) I
B) II
C) III
D) I e II
E) II e III

RESPOSTA: C