QUESTÃO (EsPCEx 2014)

Sobre o comércio exterior brasileiro, podemos afirmar que

I – no comércio mundial, o Brasil possui hoje a condição de Global Trader, estando, portanto, comprometido com os princípios do multilateralismo e do liberalismo no comércio mundial.
II – a partir da metade da década de 1990, com o aumento da participação de produtos básicos e semimanufaturados na pauta de exportações brasileira, a participação do Brasil nos fluxos comerciais globais deu um salto para mais de 3% do total mundial.
III – enquanto na pauta de exportações brasileiras para a União Europeia e Ásia predominam produtos primários e semimanufaturados, os países do NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) e da América do Sul absorvem, principalmente, produtos manufaturados do Brasil.
IV – a redução das metas de crescimento da economia chinesa é fato positivo para a economia brasileira, pois tende a abrir um espaço ainda maior para nossas exportações de produtos básicos.
V – o Mercosul responde por cerca de 40% das exportações brasileiras, o que revela a forte dependência comercial do País em relação ao bloco e justifica o aumento dos investimentos privados brasileiros nos países do Mercosul.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

a) I e III.
b) III e V.
c) II e V.
d) I, III e IV.
e) I, II e IV.
_________________
RESPOSTA: A

II – O Brasil corresponde a 1% do comércio total mundial.
IV – O crescimento da economia chinesa é positivo para economia brasileira, pois importa nossas commodities
V – O Mercosul corresponde por 17,5% das exportações brasileiras. (Terra, Lygia. Conexões – página 147)

Nenhum comentário:

Postar um comentário