QUESTÃO

(ESPCEX) O texto a seguir refere-se especificamente a um trecho da vegetação brasileira no Noroeste de Minas Gerais.

“O que ainda ninguém tinha feito, a gente se sentia no poder fazer. Como fomos: (...) tocamos, descendo esbarrancados e escorregador. Depois subimos. A parte de mais árvores, dos cerrados, cresce no se caminhar para as cabeceiras. Boi brabeza pode surgir do caatingal, tresfuriado como o que de gente nunca soube – vem feito pior que onça. Se viam bandos tão compridos de araras, no ar, que pareciam um pano azul ou vermelho, desenrolado, esfiapado nos lombos do vento quente. Daí, se desceu mais, e, de repente, chegamos numa baixada toda avistada (...), com uma lagoa
muito correta, rodeada de buritizal dos mais altos: buriti-verde que afina e eveste, belimbeleza.”
João Guimarães Rosa. Grande Sertão: Veredas.

A paisagem descrita acima tem como característica

A) a pequena diferenciação da fisionomia da vegetação, continuamente seca e de formação arbustiva.
B) estender-se para além da região citada, abrangendo vastas áreas do Brasil central e manchas descontínuas, desde o Rio Grande do Sul até o extremo Norte.
C) a tipologia do chamado ‘cerrado’, cujas matas galerias ou ‘cabeceiras’, beneficiam-se com as queimadas naturais, recompondo o solo.
D) a presença de um solo básico, áreas nas quais se mesclam domínios vegetais como o cerrado e a caatinga arbustiva densa, marcada por cactáceas.
E) ser de um domínio morfoclimático com chuvas bem distribuídas ao longo do ano, apresentando solo bastante poroso e clima quente.


RESPOSTA:B