QUESTÃO (EsPCEx 2014)

Sobre a matriz energética brasileira podemos afirmar que

I. embora os combustíveis fósseis tenham importante participação na matriz energética brasileira, o País apresenta relativo equilíbrio no uso de fontes renováveis e não renováveis de energia.
II. atualmente, tomados em conjunto, o setor industrial e o setor residencial, são responsáveis por cerca de 70% do consumo energético total do País.
III. a biomassa e gás natural estão entre as principais fontes na geração de energia térmica convencional, porém o diesel (derivado do petróleo) continua sendo a principal fonte de geração elétrica em usinas térmicas no País.
IV. a descoberta do pré-sal contribuiu para a autossuficiência brasileira em petróleo e interrompeu políticas de diversificação da matriz energética, tais como a retomada de programa de centrais nucleares e os investimentos em geração eólica no País.
V. a fim de amenizar os impactos ambientais, o projeto aprovado para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (PA) a definiu como uma “usina a fio d’água”, o que acarretará grandes variações em sua capacidade de produção entre a estação das cheias e das vazantes.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

a) I e III
b) II, III e IV
c) I, e V
d) I, III e IV
e) IV e V
_______________
RESPOSTA: C

Nos últimos anos, percebemos que o Brasil tem diversificado suas matrizes energéticas.
A referida usina será a terceira maior do mundo, atrás da chinesa Três Gargantas e da binacional Itaipu.
A UHE Belo Monte operará a “fio d’água”, ou seja, sem reservatório de acumulação.
A assertiva II está incorreta, pois são os setores industrial e de transporte que são responsáveis por 70% do consumo energético total do país.
III. a biomassa e gás natural estão entre as principais fontes na geração de energia térmica convencional, porém o gás natural (derivado do petróleo) continua sendo a principal fonte de geração elétrica em usinas térmicas no País.
A assertiva IV, demonstra que o Brasil já havia atingido a autossuficiência de produção em 2006, com a exploração em águas profundas off shore.
Este fator não interrompeu o investimento em novas fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário