(EsPCEx 2016) - QUESTÃO

Leia as afirmações abaixo referentes à Revolução Francesa.
I - Sua principal função social era defender a nação.
II - Fase da Revolução Francesa que durou de 1794 até 1799.
III - Revoltas camponesas comuns na França na década de 1780.
IV - Defendiam um governo central forte, o voto universal e a participação popular na direção do processo revolucionário.
Os fragmentos I,II,III e IV referem-se, respectivamente, ao, a(s):
a) jacobinos, diretório, nobreza, jaqueries.
b) nobreza, diretório, jaqueries, jacobinos.
c) diretório, jaqueries, jacobinos, nobreza.
d) nobreza, jaqueries, diretório, jacobinos.
e) jaqueries, jacobinos, nobreza, diretório.
------------------------------------------------------------------------------------------ RESPOSTA: B

Resposta comentada:
No início da Revolução Francesa, a sociedade tinha uma estratificação, onde os agentes sociais cumpriam funções pré-definidas. O Clero, ligava o povo ao Divino. A nobreza, de acordo com a tradição medieval, garantia a unidade nacional e o 3° Estado, congregava camponeses e burguesia. Sendo que esta última via-se insatisfeita com a situação do Estado Absolutista.
O 1o e o 2o estados, unidos, criaram um processo de estratificação social que beirou o insustentável no último quarto do século XVIII. Nesse sentido, é importante frisar a associação entre o povo e burguesia no combate ao Absolutismo.
As etapas foram: Assembleia dos Estados Gerais (1789), Assembleia Nacional Constituinte (1789 – 1791), Convenção (1791 – 1794) e Diretório (1794 – 1795).
Com essas implicações em mente, fica e vidente a resolução da questão: a NOBREZA, na perspectiva medieval, garantia a unidade nacional pelo seu caráter “guerreiro”. O Diretório, organizado pela Gironda, após a queda de Robespierre, antecedeu o período Napoleonico e durou de 1794-1799. As REVOLTAS CAMPONESAS antecedem alguns movimentos como “O Grande Medo” e recebem o nome de Jacqueries. Por fim, os Jacobinos, apresentam pautas intervencionistas (governo ditatorial) e universalistas (como o ensino público e o voto universal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário