(EsPCEx 2017) - QUESTÃO)

Sobre o Romantismo no Brasil, marque a afirmação correta.

[A] A arte romântica pôs fim a uma tradição clássica de três séculos e dá início a uma nova etapa na literatura, voltada aos assuntos contemporâneos - efervescência social e política, esperança e paixão, luta e revolução - e ao cotidiano do homem burguês.
[B] O lema da bandeira brasileira "Ordem e Progresso" é nitidamente marcado pelos ideais românticos: parte da suposição de que é necessário ordem social para que haja o progresso da sociedade.
[C] O romantismo era um movimento antimaterialista e antirracionalista, que usava símbolos, imagens, metáforas e sinestesias com a finalidade de exprimir o mundo interior, intuitivo e antilógico.
[D] O movimento inspirou-se em uma lendária região da Grécia Antiga, dominada pelo deus Pan e habitada por pastores, que viviam de modo simples e espontâneo e se divertiam cantando, fazendo disputas poéticas e celebrando o amor e o prazer.
[E] O estilo romântico registra o espírito contraditório de uma época que se divide entre as influências do Renascimento - o materialismo, o paganismo e o sensualismo - e da onda de religiosidade trazida sobretudo pela Contrarreforma.

________________________________________________________
Resposta comentada:
O Romantismo representou um movimento de oposição cultural, rompendo com a concepção clássica de arte como imitação. Assim, a arte romântica se volta para a criação, contemplando temas como proposta de identidade nacional e crítica ao regime escravocrata. Além disso, foi a partir desse movimento artístico que surgiu o romance de folhetim, que retratava o modo de vida burguês.

Resposta: A

Nenhum comentário:

Postar um comentário