(EsPCEx 2017) - QUESTÃO)

"Se gostas de afetação e pompa de palavras e do estilo que chamam culto, não me leias. Quando esse estilo florescia, nasceram as primeiras verduras do meu; mas valeu-me tanto sempre a clareza, que só porque me entendiam comecei a ser ouvido. (...) Esse desventurado estilo que hoje se usa, os que querem honrar chamam-lhe culto, os que o condenam chamam-lhe escuro, mas ainda lhe fazem muita honra. O estilo culto não é escuro, é negro (...) e muito cerrado. É possível que somos portugueses e havemos de ouvir um pregador em português e não havemos de entender o que diz?!"

Padre Antônio Vieira, nesse trecho, faz uma crítica ao estilo barroco conhecido como

[A] conceptismo, por ser marcado pelo jogo de ideias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico.
[B] quevedismo, por utilizar-se de uma retórica aprimorada, a exemplo de seu principal cultor: Quevedo
[C] antropocentrismo, caracterizado por mostrar o homem, culto e inteligente, como centro do universo.
[D] gongorismo, ao caracterizar-se por uma linguagem rebuscada, culta e extravagante.
[E] teocentrismo, caracterizado por padres escritores que dominaram a literatura seiscentista.

________________________________________________________
Resposta comentada:
Padre Antônio Vieira é associado ao Barroco Brasileiro. No fragmento proposto na questão, Vieira faz crítica ao cultismo, também chamado de gongorismo – nome que se refere ao poeta espanhol Luis de Góngora y Argote, cujos textos eram marcados por hermetismo, palavras eruditas e abundância de figuras de linguagem.

Resposta: D

3 comentários:

  1. A RESPOSTA CORRETA É A LETRA "D", O COMENTÁRIO DA QUESTÃO ESTÁ CORRETO, APENAS A ALTERNATIVA QUE FOI MARCADA DE FORMA EQUIVOCADA.

    ResponderExcluir
  2. A correta é Letra A , porque no barroco que tinha como característica o conceptismo que é marcado pelo jogo de ideias e o cultismo são palavras rebuscadas e difíceis.

    ResponderExcluir
  3. Kaio Vitor, na verdade é a letra D mesmo.
    No enúnciado da questão, encontra-se "Padre Antônio Vieira, nesse trecho, faz uma crítica ao estilo barroco conhecido como...", ou seja, a questão quer saber qual estilo barroco o Padre Antonio Vieira está criticando. E, se você ler o texto, verá que ele está repudiando o cultismo(também conhecido como gongorismo). Além disso, não haveria sentido algum ele criticar o conceptismo, visto que ele é um autor conceptista, e não haveria o porque de criticar seu próprio estilo.
    Espero que tenha compreendido, abraços.

    ResponderExcluir