(EEAR/CFS 2/2018) - QUESTÃO

Leia: 

No romance Dom Casmurro, Machado de Assis veicula, a seu modo, por meio de seus personagens um dos explorados motivos da prosa literária – o triângulo amoroso. É, entretanto, pela fala do personagem-narrador que conhecemos os fatos, e é pelo filtro de sua visão que formamos o perfil psicológico de cada uma das personagens. (Cereja, Magalhães). 

A respeito da pontuação presente ao texto acima, é correto afirmar que 
a) o aposto o triângulo amoroso só pode ser pontuado com o uso de travessão. 
b) os adjuntos adverbiais por meio de seus personagens, pela fala do personagem-narrador e pelo filtro de sua visão poderiam receber vírgulas de intercalação. 
c) os adjuntos adverbiais No romance Dom Casmurro e a seu modo estão corretamente pontuados; há vírgulas de anteposição e intercalação respectivamente. 
d) o uso de vírgula junto à conjunção adversativa entretanto não seria possível se, no período, não houvesse a expressão expletiva é que: “É, entretanto, pela fala do personagem-narrador que conhecemos os fatos...”. 

_______________________________________________________________________
Resposta comentada: C
Os adjuntos adverbiais são termos sintáticos chamados de acessórios, podendo eles estarem antepostos aos termos essenciais ou intercalados em meio a termos essenciais e integrantes. Nesse caso, devem ser separados por vírgulas, sendo estas dispensadas quando são eles considerados de pequena extensão. Retomando-se o texto do enunciado, nota-se que o adjunto adverbial No romance Dom Casmurro está anteposto aos termos essenciais, enquanto o adjunto a seu modo está intercalado entre o verbo “veicula” e o objeto direto “um dos explorados motivos da prosa literária”. Desse modo, estão corretamente pontuados, conforme aponta a alternativa C.
Observa-se, ainda, que, entre o verbo “veicula” e o seu objeto, há também um outro adjunto adverbial (por meio de seus personagens) que, de igual modo, poderia estar intercalado, sendo, pois, acrescida a vírgula após o termo “personagens”, opção não efetivada pelo autor do texto. Contudo, os adjuntos adverbiais pela fala do personagem-narrador e pelo filtro de sua visão só poderiam estar intercalados se, no período a que pertencem, não se fizesse presente a locução expletiva “é que”, locução de realce, que faz a ligação entre os termos da frase. Por esse motivo, o que se afirma na alternativa B está incorreto. Se a locução expletiva não existisse, então, sim, os adjuntos poderiam ser intercalados com o uso da vírgula. Ainda considerando a inexistência da locução expletiva, a conjunção adversativa entretanto poderia ser marcada com vírgula, em razão da possibilidade mesma de intercalação do adjunto adverbial que segue a ela, condição que torna a alternativa D incorreta. Já o aposto o triângulo amoroso, que é explicativo, além do travessão (usado como destaque), poderia também ser pontuado com vírgula ou dois-pontos, constatação que desautoriza a informação da alternativa A. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário