Durante o período colonial, o Brasil sofreu diversas invasões estrangeiras. Nessas invasões:
a) a francesa, na Baía da Guanabara, resultou na criação de uma colônia, a França Antártica,
formada principalmente por católicos interessados no cultivo da cana-de-açúcar e no trabalho de conversão
dos índios.
b) a holandesa foi motivada pelo embargo espanhol que, por representar uma ameaça à sua economia,
levou o país a decidir-se pela invasão do Brasil, inicialmente pela região do Rio Grande do Norte, onde
encontrou forte resistência.
c) a holandesa, em Pernambuco, foi favorecida pelo constante reforço vindo da Holanda, o auxílio de
cristãos-novos residentes na região e por estarem seus soldados mais bem armados e mais experientes.
d) a resistência luso-brasileira à invasão pernambucana foi organizada em grupos de guerrilha e
contou com a liderança de Domingos Fernandes Calabar, morto lutando contra os holandeses.
e) embora a resistência luso-brasileira em Pernambuco contasse com a vantagem do fator surpresa
e melhor conhecimento do terreno, os holandeses acabaram por conquistar o Nordeste, onde se estenderam
desde o Maranhão até a Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário