Ideias republicanas estavam presentes entre os brasileiros há tempos. No século XVIII, inspiraram movimentos contra o domínio português. Em 1870, um grupo de políticos lançou, no Rio de Janeiro, o Manifesto Republicano. Os seguintes episódios, ocorridos na segunda metade do século XIX, abalaram o Império Brasileiro.
Considerando os seguintes fatos:
I – Questão Militar.
II – Questão de Fronteiras.
III – Questão Religiosa.
IV – Questão da Cisplatina.
V – Questão Abolicionista.
Assinale abaixo a alternativa em que todas as proposições estão corretas no que se refere às questões que contribuíram para o fim do período Imperial Brasileiro.
[A] I e II.
[B] I, II e III.
[C] I, III e V.
[D] III, IV e V.
[E] IV e V.
Dentre os principais episódios que desencadearam a crise do Império estão: - A questão militar, envolvendo forte demanda por participação política no contexto pós-guerra do Paraguai, conflitos com o tenente-coronel Sena Madureira e Cunha Mattos e forte influência do positivismo; - A questão religiosa, relacionada a Bula Syllabus, implementada pelo Papa Pio IX, e uso do Beneplácito; - A questão abolicionista, com a aprovação de algumas leis como Ventre Livre (1871), Sexagenários (1885) e Áurea (1888) e a forte demanda pela abolição articulada pelos próprios militares do exército e por outros setores sociais. Todos esses fatores, atrelados aos movimentos republicanos, contribuíram para a crise da monarquia.
Na quinta linha está escrito, pela segunda vez, "questão religiosa". O certo seria "questão abolicionista".
ResponderExcluir