Recentemente o governo brasileiro resolveu abolir o “horário de verão”, uma medida que tinha por finalidade economizar energia no período do ano em que a maior parte do território nacional recebe mais luminosidade natural ao longo do dia. A duração dessa luminosidade varia de acordo com a localidade, dependendo da latitude e da estação do ano. O gráfico abaixo apresenta a duração média de luminosidade natural em três localidades (I, II e III) ao longo de um período do ano.
Considerando as características geográficas do território brasileiro, é possível concluir que as localidades I, II e III podem representar, respectivamente, a variação da luminosidade natural das seguintes cidades:
[A] Porto Alegre, Brasília e Recife.
[B] Curitiba, Belém e Salvador.
[C] São Paulo, Florianópolis e Manaus.
[D] Cuiabá, Campo Grande e Rio de Janeiro.
[E] Palmas, Natal e Belo Horizonte.
Quanto maior o grau latitudinal, maior a diferença da duração entre os dias e as noites. Assim como a incidência solar influencia na definição das estações do ano. Portanto, a localidade I é Porto Alegre por ser de uma faixa subtropical no território brasileiro, a localidade II é Brasília e a III é Recife, e respectivamente irão reduzindo o grau latitudinal e diminuindo a diferença da duração dos dias e das noites.
Nenhum comentário:
Postar um comentário